últimas notícias

Leilões & Negócios

Entre os objetos, há um par de óculos utilizado pelo poeta
Entre os objetos, há um par de óculos utilizado pelo poeta
Foto: Divulgação/Palácio do Correio Velho

Objetos de Fernando Pessoa vão a leilão

O leilão será realizado pelo Palácio do Correio Velho, em Lisboa, sendo que as peças disponíveis fazem parte do espólio do sobrinho do poeta

Um total de 469 objetos que pertenceram ao poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) serão leiloados em Portugal, no mês de abril. A data exata do pregão, contudo, ainda não foi definida, por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19).

De acordo com a imprensa portuguesa, o leilão será realizado pelo Palácio do Correio Velho, em Lisboa, sendo que as peças disponíveis fazem parte do espólio do sobrinho do poeta, Luiz Miguel Rosa Dias, morto em agosto de 2019, aos 88 anos.

Entre os lotes chama a atenção uma escrivaninha de duas portas, que o poeta costumava usar para escrever. O móvel, contudo, não é o utilizado no dia da criação dos heterônimos, visto que este faz parte da coleção da Casa Fernando Pessoa.

Vale destacar também quatro pares de óculos usados por Pessoa, uma faca para papeis, um peso de papel em formato de livro, decorado com um monograma do poeta, além de objetos que pertenceram a familiares de Pessoa, como um monóculo que foi do padrasto do escritor, João Miguel Rosa. Na coleção há ainda vários quadros, esculturas e livros, incluindo obras completas de Pessoa.

Luiz Miguel era filho da irmã do poeta e após a morte da mãe, ele e a irmã receberam o espólio do tio. Médico e escritor, o sobrinho foi o responsável pela 1ª edição das cartas de Fernando Pessoa e Aleister Crowley, Encontro Magick.

Comentários

Tops da Gazeta