Publicidade

X

RARIDADE

Objetos de Fernando Pessoa vão a leilão

O leilão será realizado pelo Palácio do Correio Velho, em Lisboa, sendo que as peças disponíveis fazem parte do espólio do sobrinho do poeta

RICARDO

Publicado em 11/03/2020 às 00:00

Atualizado em 21/03/2020 às 11:56

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Entre os objetos, há um par de óculos utilizado pelo poeta / Divulgação/Palácio do Correio Velho

Um total de 469 objetos que pertenceram ao poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) serão leiloados em Portugal, no mês de abril. A data exata do pregão, contudo, ainda não foi definida, por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19).

De acordo com a imprensa portuguesa, o leilão será realizado pelo Palácio do Correio Velho, em Lisboa, sendo que as peças disponíveis fazem parte do espólio do sobrinho do poeta, Luiz Miguel Rosa Dias, morto em agosto de 2019, aos 88 anos.

Entre os lotes chama a atenção uma escrivaninha de duas portas, que o poeta costumava usar para escrever. O móvel, contudo, não é o utilizado no dia da criação dos heterônimos, visto que este faz parte da coleção da Casa Fernando Pessoa.

Vale destacar também quatro pares de óculos usados por Pessoa, uma faca para papeis, um peso de papel em formato de livro, decorado com um monograma do poeta, além de objetos que pertenceram a familiares de Pessoa, como um monóculo que foi do padrasto do escritor, João Miguel Rosa. Na coleção há ainda vários quadros, esculturas e livros, incluindo obras completas de Pessoa.

Luiz Miguel era filho da irmã do poeta e após a morte da mãe, ele e a irmã receberam o espólio do tio. Médico e escritor, o sobrinho foi o responsável pela 1ª edição das cartas de Fernando Pessoa e Aleister Crowley, Encontro Magick.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

REPRESA BILLINGS

Aquático SP: Nunes diz desconhecer teor da decisão contra ônibus aquático

Após decisão da justiça de proibir transporte aquático pela represa Billings, prefeitura disse desconhecer teor da decisão e defendeu o meio de transporte

OPÇÕES PARA PÁSCOA

Quaresma e Páscoa com os Peixes Selvagens do Alasca

Espécimes selvagens garantem as reais propriedades dos peixes; confira a dica

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter