Publicidade

X

Leilões & Negócios

Falso auditor é preso aplicando golpe em leilão da Receita

Esquema usa sites de vendas na internet e até ação de campo, simulando acordo entre comprador e o falso auditor fiscal

NELY

Publicado em 20/02/2019 às 00:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Os golpistas detidos tinham como objetivo fazer a vítima acreditar que faria um bom negócio / /FREEDOMTUMZ/Depositphotos

Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) prenderam dois dos principais articuladores de uma quadrilha especializada em aplicar o "golpe do leilão da Receita". O esquema usa sites de vendas na internet e até uma ação de campo, quando os detido simulam um acordo entre comprador e o auditor fiscal da Receita Federal.

Segundo o portal do Governo de São Paulo, o objetivo é fazer a vítima acreditar que faria um bom negócio. A prisão aconteceu no dia 27 de fevereiro, no bairro da Consolação, na Capital.

A prisão foi realizada por policiais da 3ª Delegacia DIG (Investigações sobre Crimes Contra a Fé Pública), que apurava o esquema havia 60 dias. Tudo começava nos site de comércio virtual, onde lotes de diversos produtos eram oferecidos com valores abaixo do mercado. Para explicar o motivo da pechincha, os envolvidos contavam que tinham acesso privilegiado às mercadorias oferecidas nos leilões da Receita Federal.

Segundo o delegado André Vinicius Figueiredo, titular da 3ª DIG, para tornar mais convincente, um dos golpistas marcava encontro em frente à Receita Federal, mais precisamente no CAC São Paulo-Paulista, na rua Augusta. "Aproveitava uma área de atendimento ao público para apresentar o funcionário responsável pela mercadoria", disse o delegado.

A equipe da 3ª DIG detectou um possível golpe em andamento cuja vítima estava interessada em uma carga de cerveja. Os policiais conseguiram flagrar a ação e deter o homem que portava identificação da Receita Federal e o outro estelionatário, que intermediava o negócio.

O falso auditor foi identificado por José Ricardo do Nascimento Griebeler, de 56 anos. Ele apresentava passagens por estelionato. O outro detido é André Luis Scheffer, que responde por roubo e porte de arma. (PF)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Educação

Entrada de professores negros em universidades públicas é abaixo de 1%

No serviço público federal, de forma geral, negros não chegam a 16%

Imigração

PF investiga chegada em massa de vietnamitas ao Aeroporto de Guarulhos

Imigrantes estão em área restrita do Terminal 3

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software