Publicidade

X
ZONA AZUL DE SP

Zona Azul Digital de SP: Veja respostas para dúvidas mais frequentes

Motorista pode trocar de vaga depois de pagar? Pode recuperar o dinheiro do saldo no app? Veja respostas sobre a Zona Azul na Capital

Publicidade

Zona azul de São Paulo / Kelsen Fernandes/Fotos Públicas

A Estapar passou a operar o serviço de Zona Azul na cidade de São Paulo em novembro de 2020, mas o uso do aplicativo Estapar Nova Zona Azul – SP  ainda causa algumas dúvidas nos motoristas paulistanos.

O usuário deve baixar o aplicativo para a aquisição e ativação do Cartão Azul Digital (CAD), disponível para download gratuito. Com ele, o motorista pode adquirir ou ativar seu CAD assim que parar em uma vaga rotativa na Capital.

Segundo a concessionária, os motoristas recebem alertas de tempo restante para o veículo permanecer na vaga da zona azul que são enviados automaticamente ao smartphone até 15 minutos, 10 minutos e 5 minutos antes da expiração do CAD. 

Dessa forma, o usuário tem a possibilidade de renovação remota ou mesmo se dirigir a um dos pontos de venda autorizados no comércio local, disponível para consulta em estapar.com.br/novazonaazulsp.

O cliente também poderá ativar seu CAD através do site, SMS e telefone, desde que possua cadastro no aplicativo e ao menos um cartão de crédito cadastrado.

Veja perguntas e respostas elaboradas pela Estapar, com a edição da Gazeta, sobre o serviço na Capital:

Não sei qual é o endereço que parei meu carro. Como faço para ativar a Zona Azul?

R: Primeiro, você deve habilitar a localização do seu celular. Depois disso, o aplicativo reconhecerá automaticamente o endereço em que você se encontra. Você também tem a opção de digitar o endereço na barra de busca. 

Posso trocar de vaga se ainda tiver tempo restante de estacionamento?

R: Atualmente, você pode mudar de vaga dentro do período que adquiriu o CAD (Cartão Azul Digital). Mas, fique atento se a regra de tempo da nova vaga escolhida é a mesma da anterior. 

A Estapar ainda conta com o desconto para a compra do lote de 10 CADs?

R: O valor da tarifa é definido pela Prefeitura. Um decreto municipal de 2019 determina o valor da tarifa de 1 CAD em R$ 5,75. Descontos somente podem ser concedidos mediante prévia autorização e definição da gestão municipal e da Estapar.

Qual é o telefone de contato para dúvidas e reclamações?

Em caso de reclamações ou solicitações, ligue para 156 e digite as opções 1-4-4-2 ou acesse o link do Portal SP 156: www.sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos. A Estapar também tira dúvidas pelo site  www.estapar.com.br/novazonaazulsp.

Quero ter meu saldo de dinheiro de volta. Como devo proceder?
R: Se você tem dúvidas ou precisa de alguma informação referente ao seu saldo de dinheiro, por favor, ligue para 156 e digite as opções 1-4-4-2 ou acesse o link do Portal SP 156: www.sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/.

Quais são os valores da Zona Azul?

O valor do CAD é o mesmo praticado atualmente de R$5,75. Para a maior parte das vagas Zona Azul de SP, use 1 CAD para 1 hora e 2 CADs para 2 horas. Essa regra vale quando a placa de sinalização não apresenta o tempo de validade do CAD. Em alguns locais considerados Áreas Especiais, o tempo de validade do CAD é diferente e está indicado na placa de sinalização.
 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Monkeypox

Varíola dos macacos: Anvisa analisa pedidos para diagnóstico da doença

Segundo a agência, os dois primeiros produtos foram Viasure Monkeypox Virus Real Time PCR Detection Kit, fabricado na Espanha pela empresa CerTest Biotec

Carta pró-democracia

Em dia de manifesto, Bolsonaro se reúne com candidatos do PP e recebe apoio

O senador e candidato a governador do RS, Luiz Carlos Heinze, afirmou que reunião teve objetivo de demonstrar apoio ao presidente

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software