A Prefeitura de São Paulo reafirmou que a data de inauguração do primeiro do BRT Radial Leste será em agosto, sem especificar o dia. O sistema vai ligar inicialmente o Parque Dom Pedro 2º à rua Almirante Brasil, na Mooca.
Haverá, ainda, mais duas fases de obras, que vai ligar o centro ao bairro da Penha, também na zona leste, ainda sem previsão de entrega.
As intervenções do Lote 1 tiveram início em agosto de 2024, com investimento de R$ 108,8 milhões.
A expectativa é que o BRT beneficie cerca de 400 mil pessoas por dia, reduzindo o tempo de viagem entre o centro e a zona leste em até 50%.
Em paralelo, há o projeto do Corredor BRT Aricanduva. Com 13,6 quilômetros de extensão, o novo corredor ligará a Radial Leste ao Terminal São Mateus, também atendendo até 400 mil passageiros por dia.
“Teremos o primeiro BRT da cidade de São Paulo”, destacou o prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Em contato com a Gazeta, a Prefeitura de São Paulo disse que o BRT Radial Leste vai reduzir em até 50% o tempo de viagem de quem depende do transporte público.Ainda segundo a prefeitura, o projeto prevê:
- a implantação de corredor exclusivo à esquerda;
- faixa de ultrapassagem nas paradas;
- estações modernas e climatizadas com pagamento antecipado de tarifa;
- sistema semafórico inteligente, operado por fibra óptica, que garantirá maior fluidez aos ônibus, especialmente nos horários de pico
O corredor contará com acessibilidade em toda a sua extensão. O início das obras dos Lotes 2 e 3 está previsto para este mês.




