A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 02 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Cientista-chefe na OMS diz esperar vacina ainda neste ano

Segundo chefe da OMS, há 200 vacinas em algum estágio de desenvolvimento e 10 sendo testadas em humanos

Bruno Hoffmann

18/06/2020 às 16:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Com os resultados da fase 3, diz a cientista-chefe da OMS, é possível passar à produção em massa das vacinas

Com os resultados da fase 3, diz a cientista-chefe da OMS, é possível passar à produção em massa das vacinas | /Alex Pazuello/Fotos Públicas

A expectativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é ter “algumas centenas de milhões de doses” de uma vacina para a Covid-19 até o fim de 2020. A afirmação foi feita pela cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan. Segundo ela, nenhuma vacina foi aprovada até agora, mas há cerca de 10 sendo testadas.

Continua depois da publicidade

"Há pelo menos 200 vacinas candidatas em algum estágio de desenvolvimento. Mas há 10 sendo testadas em humanos. Três dessas estão entrando em fase 3 [a última] nas próximas semanas", afirmou Swaminathan.

Com os resultados da fase 3, acrescentou a cientista-chefe, é possível passar à produção em massa das vacinas. "Se nós tivermos sorte, haverá uma ou duas candidatas que darão certo antes do fim do ano. Eu estou esperançosa, estou otimista, mas o desenvolvimento de vacinas é um empreendimento complexo, vem com muita incerteza", ponderou.

A cientista também afirmou que a OMS está discutindo com os países membros uma forma justa de distribuição de uma vacina. A ideia inicial é dar prioridade a funcionários de saúde na linha de frente e a quem trabalha em ambientes com alto risco de transmissão, como prisões e casas de repouso, além de pessoas nos grupos de risco.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados