Publicidade

X

PANDEMIA

Bélgica e Holanda confirmam casos de reinfecção pela Covid-19

Informação foi divulgada nesta terça-feira (25), um dia após cientistas de Hong Kong confirmarem o primeiro caso de reinfecção

Kelly Amorim

Publicado em 25/08/2020 às 14:10

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Na segunda, a Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmou que a reinfecção é possível, mas que casos assim não parecem ser comuns / /Kjpargeter/FreePik

Cientistas belgos e holandeses afirmam que mais dois pacientes - um em cada país - foram reinfectados pela Covid-19, segundo a imprensa holandesa. A informação foi divulgada nesta terça-feira (25), um dia após cientistas de Hong Kong confirmarem o primeiro caso de reinfecção pela doença.

O caso de reinfecção na Bélgica é de uma paciente que se infectou pela primeira vez em março e pela segunda em junho. De acordo com o virologista Marc Van Ranst, o código genético do vírus foi identificado em ambas as infecções. "Existem, de fato, diferenças suficientes para se poder falar de outra infecção", disse.

"Acho que nos próximos dias veremos outras histórias semelhantes. Essas podem ser exceções, mas existem e não são apenas uma. Não é uma boa notícia", ressaltou Van Ranst.

O virologista disse à imprensa holandesa que os anticorpos desenvolvidos pela paciente não eram fortes o suficiente para evitar uma nova contaminação. Segundo Van Ranst, é possível que “haja muito mais pessoas que, depois de seis ou sete meses, possam ter uma reinfecção".

Caso na Holanda

Na Holanda, o reinfectado era um idoso com sistema imunológico enfraquecido, disse a virologista holandesa Marion Koopmans, segundo a emissora NOS. Até o momento, o governo holandês não falou sobre o caso.

"Que alguém apareça com uma reinfecção não me deixa nervosa. Temos que ver se isso acontece com frequência", afirmou Marion Koopmans, segundo a emissora alemã Deutsche Welle.

"Todas as infecções por Sars-CoV-2 têm uma impressão digital diferente, um código genético", disse Koopmans à NOS. "As pessoas podem carregar alguma coisa consigo por muito tempo após uma infecção, e ocasionalmente secretar um pouco de RNA [material de que o código genético do novo coronavírus é feito]", completou a virologista.

A virologista também lembrou que é possível que infecções das vias respiratórias, como a Covid-19, podem ocorrer mais que uma vez. "Só porque você desenvolveu anticorpos não significa que está imune", destacou a virologista em entrevista à emissora NOS.

Caso em Hong Kong

Na segunda-feira (24), cientistas da Universidade de Hong Kong confirmaram o primeiro caso de reinfecção pela Covid-19. O paciente é um homem de 33 anos, que foi infectado duas vezes em um período de 4 meses e meio.

A análise do código genético apontou que o vírus da segunda infecção pertencia a outra linhagem diferente da primeira.

OMS

Na segunda, a Organização Mundial de Saúde (OMS), afirmou que a reinfecção é possível, mas que casos assim não parecem ser comuns.

Ao falar sobre o caso, a líder técnica da organização, Maria van Kerkhove, disse que, o que se sabe até agora, é que todos os infectados desenvolvem algum nível de imunidade contra ele.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter