Entre em nosso grupo
2
Dos votos totais, Biden tem 50,1% e Trump, 48,2%; democrata precisa vencer em três estados dos cinco estados decisivos, enquanto republicano precisa vencer em quatro
04/11/2020 às 14:38 atualizado em 04/11/2020 às 14:41
Continua depois da publicidade
Joe Biden e Donald Trump | Reprodução/Instagram/Divulgação
A apuração dos votos norte-americanos começou na terça-feira (3), mas ainda não há um resultado definido. A atual análise dos estados indica que o democrata segue como favorito. Até as 14h desta quarta-feira, Joe Biden estava com 238 votos de delegados eleitorais e Donald Trump, com 213.
Continua depois da publicidade
Ao todo, Biden tem 50,1% dos votos validados e Trump com 48,2%. No entanto, para se eleger, o candidato precisa ter, no mínimo, 270 votos eleitorais de delegados, que são distribuídos por estados.
Na manhã desta quarta-feira, Biden passou à frente em Michigan e Wisconsin, e Trump seguiu liderando na Pensilvânia e Georgia, quatro estados que têm o poder de mudar o resultado da eleição - uma vez que possuem muitos votos eleitorais.
Se Biden seguir nessa posição e vencer também em Nevada, onde lidera, chega a 270 votos no Colégio Eleitoral. Somando os votos já confirmados para o democrata e os estados em que ele está liderando, ele seria eleito.
Continua depois da publicidade
Ou seja, para vencer, o democrata precisa vencer em três dos cinco estados onde a disputa está mais apertada. Enquanto Donald Trump, por sua vez, precisa vencer em quatro deles. Entretanto, o resultado pode demorar, pois Nevada e Pensilvânia podem levar mais de um dia para terminar a contagem.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade