Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Italo Ferreira conquistou o primeiro ouro do Brasil nos Jogos de Tóquio no surfe nesta terça-feira | Jonne Roriz/COB
Na madrugada desta terça-feira (27) Ítalo Ferreira se tornou o primeiro campeão olímpico da história do surfe. O brasileiro alcançou o feito e levou a medalha de ouro ao superar o japonês Kanoa Igarashi na final da modalidade nas Olimpíadas de 2020, realizada na praia de Tsurigasaki, por 15,14 a 6,60, concluindo uma participação praticamente perfeita na disputa.
Continua depois da publicidade
A conquista faz Ítalo se consolidar como um dos grandes nomes da história do surfe na atualidade. Afinal, além de ser o primeiro medalhista olímpico de ouro da modalidade, também é o último campeão mundial.
Gabriel Medina, outro brasileiro candidato ao pódio, ficou sem medalha depois de perder para Igarashi na semifinal e para o australiano Owen Wright na disputa pelo bronze.
PRANCHA QUEBRADA
Continua depois da publicidade
A final olímpica começou com um evento inesperado. Logo em sua primeira onda, Italo quebrou a prancha, precisando substituí-la por um equipamento reserva. Ele recebeu 1.70 pelas poucas manobras obtidas. Já Kanoa teve um 3.83 como primeira nota. Pouco depois, ele levou um 0.67 após sofrer uma queda.
Aos oito minutos corridos, Italo pegou a sua primeira boa onda, recebendo nota 7.00 dos juízes. Empolgado, o brasileiro trocou a sua segunda nota na sequência, ao pegar uma onda de 5.50. A 16 minutos do término, Italo foi para um aéreo e recebeu 7.77, deixando Kanoa Igarashi numa combinação de 14.77.
A três minutos do fim, Italo pegou uma onda de 7.37 e já começou a comemorar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade