Publicidade

X
FENÔMENO INCOMUM

Com onda de calor, pássaros caem do céu na Índia

Primeiro-ministro alerta para risco de incêndios

Publicidade

Bandeira da Índia / Naveed Ahmed/Unsplash

Dezenas de pássaros exaustos e desidratados estão sendo recolhidos do chão por equipes de resgate no estado de Gujarat, no oeste da Índia. Os animais estão caindo todos os dias enquanto uma onda de calor escaldante seca as fontes de água na maior cidade do estado, dizem médicos veterinários e socorristas de animais.

O verão ainda nem chegou e deve ocorrer só em alguns meses, mas grandes áreas do sul da Ásia estão secando nos últimos anos, levando o primeiro-ministro indiano Narendra Modi a alertar sobre o aumento dos riscos de queimadas.

Especialistas de um hospital veterinário administrado pela organização sem fins lucrativos Jivdaya Charitable Trust em Ahmedabad disseram que trataram milhares de pássaros nas últimas semanas, todos os dias.

"Este ano foi um dos piores dos últimos tempos. Vimos um aumento de 10% no número de aves que precisam ser resgatadas", diz Manoj Bhavsar, que trabalha no resgate aves há mais de uma década.

Médicos veterinários do hospital local foram vistos alimentando pássaros com comprimidos multivitamínicos e injetando água em suas bocas usando seringas na quarta-feira (11). O texto conta com informações da "Reuters".

Autoridades de saúde em Gujarat emitiram avisos aos hospitais para criar enfermarias especiais para insolação e outras doenças relacionadas ao calor devido ao aumento das temperaturas.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Anvisa determina recolhimento do remédio 'Losartana', usado para tratar hipertensão

Produtos devem ser retirados das farmácias em até 120 dias

Estado

Bairro de Santos é tema de livro de suspense policial: Encruzilhada

Obra fictícia é a terceira do autor. História traz eletrizante suspense envolvendo uma relação familiar conturbada, homicídios misteriosos e cenários do dia-a-dia da Baixada Santista

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software