Publicidade

X

Argentina

Lula, Musk, Bolsonaro, Trump e outros reagem à vitória de Javier Milei

Líderes mundiais e celebridades parabenizaram o ultradireitista pela conquista

Folhapress

Publicado em 20/11/2023 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Javier Milei venceu as eleições da Argentina neste domingo (19) / Reprodução/Instagram

Momentos após o anúncio da vitória de Javier Milei nas eleições da Argentina neste domingo (19), líderes mundiais e celebridades parabenizaram o ultradireitista pela conquista.

Uma das primeiras reações foi do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que desejou "boa sorte e êxito ao novo governo" sem citar o nome de Milei. O presidente chileno, Gabriel Boric, saudou Milei nominalmente, enquanto Gustavo Petro, da Colômbia, afirmou estar "triste pela Argentina".

Jair Bolsonaro também se manifestou. "Parabéns ao povo argentino pela vitória com Javier Milei. A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós", escreveu o ex-presidente nas redes sociais.

O americano Donald Trump parodiou o próprio slogan político e disse que Milei fará "a Argentina grandiosa novamente".

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

No X, o bilionário Elon Musk comemorou a vitória de Milei. Em resposta a uma publicação que noticiava a vitória do ultradireitista, o empresário comentou que "a prosperidade vem aí para a Argentina."

Veja abaixo as reações à vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais argentinas:

"A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos."
Lula
Presidente do Brasil

"Hoje o povo argentino teve um dia democrático para eleger o seu Presidente para os próximos quatro anos. Saúdo Javier Milei pela vitória e Sergio Massa pelo digno reconhecimento da derrota. Desejo o melhor ao povo argentino e saiba que sempre terá nosso respeito e apoio. Como Presidente do Chile, trabalharei incansavelmente para manter as nossas nações irmãs unidas e colaborando para o bem-estar de todos."
Gabriel Boric
Presidente do Chile

"A extrema direita venceu na Argentina; É a decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina e veremos... o neoliberalismo não tem mais proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade. As relações entre a Colômbia e a Argentina, os laços entre os seus povos serão mantidos no respeito mútuo. Parabenizo Milei. E esperamos da Argentina progressista as avaliações que permitam aos povos latino-americanos aprender com as lições da história."
Gustavo Petro
Presidente da Colômbia

"A prosperidade argentina vem aí"
Elon Musk
Empresário

"O mundo inteiro estava assistindo! Estou muito orgulhoso de você. Você mudará seu país e realmente tornará a Argentina grande novamente!"
Donald Trump
Ex-presidente dos Estados Unidos

"Parabenizo a Javier Milei pela eleição vitoriosa e desejo muito sucesso e sabedoria na condução do seu mandato."
Tarcísio Freitas
Governador do Estado de São Paulo

"Sou um homem democrático e nada valorizo mais do que o veredicto popular. Confio que amanhã poderemos começar a trabalhar com Javier Milei para garantir uma transição ordenada."
Alberto Fernandez
Presidente da Argentina

"Saúdo o Presidente eleito Javier Milei. Temos muito que trabalhar juntos e melhorar nossas relações bilaterais"
Luis Lacalle Pou
Presidente do Uruguai

"O Peru expressa suas calorosas felicitações a Javier Milei por sua eleição como presidente da República Argentina. Desejando-lhe o maior sucesso em sua gestão, o Peru renova seu compromisso de continuar fortalecendo os laços históricos de amizade e cooperação que unem nossos países."
Dina Boluearte
Presidente do Peru

"Felicito Javier Milei pela sua eleição como Presidente da Argentina e ao povo argentino pela realização de eleições livres e justas. Esperamos continuar a desenvolver a nossa forte relação bilateral, baseada no nosso compromisso comum com os direitos humanos, os valores democráticos e a transparência."
Jake Sullivan
Conselheiro de segurança nacional da Presidência dos EUA

"Parabenizo Javier Milei pela vitória e ofereço a mão cordial e fraterna do Paraguai para fortalecer as relações entre nossos países."
Santiago Pena
Presidente do Paraguai

"Esperamos que o caminho rumo ao compromisso com a multipolaridade, a uma política externa independente e a uma defesa firme dos interesses nacionais seja ainda mais desenvolvido. Estamos confiantes de que isto será facilitado pela adesão da Argentina ao BRICS, o que lhe abrirá novos horizontes e oportunidades."
Dmitry Feoktistov
Embaixador da Rússia na Argentina

"Felicitações a Javier Milei por seu grande triunfo presidencial e pelo povo argentino por uma bela jornada democrática. Que as ideias e as forças da Liberdade guiem e conduzam a Argentina pelos caminhos da Liberdade, da Justiça e do Progresso."
Sebastián Piñera
Ex-presidente do Chile

"Os argentinos elegeram Javier Milei como seu novo presidente num processo democrático. O Governo do Equador felicita o Presidente eleito e deseja-lhe os maiores sucessos, para que possa resolver os problemas prementes do seu país e tomar as decisões mais adequadas que melhorem a qualidade de vida dos argentinos. Bom momento para as democracias da América Latina."
Guillermo Lasso
Presidente do Equador

"Parabéns, querido Javier Milei, pela sua grande vitória nas eleições presidenciais argentinas. Hoje se abre um caminho de futuro e de esperança para os argentinos e para toda a América Latina, que celebramos na Espanha com especial alegria. Viva a Espanha, viva a Argentina, viva livre do socialismo e soberana!"
Santiago Abascal
Presidente do Vox, partido espanhol de ultradireita

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Futebol

Quais são os times que jogarão o Brasileiro 2024?

O Brasileiro vai começar no dia 14 de abril e contará com um jogo inaugural, uma das novidades divulgadas pela CBF

Crime

Três pessoas são presas por maus-tratos em clínica de reabilitação em Vargem Grande Paulista

Uma Kombi lotada de pacientes tentou deixar a clínica para fugir da fiscalização, mas o veículo foi localizado pelos policiais

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software