X

Mundo

Mistério: EUA derrubam 'objeto voador sem humanos a bordo' no céu

Um míssil Sidewinder derrubou o equipamento, que era aproximadamente do tamanho de um pequeno carro

Do UOL/Folhapress

Publicado em 11/02/2023 às 19:18

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

*Imagem apenas ilustrativa / Pexels/Foto de Min An

Um caça F-22 dos Estados Unidos abateu nesta sexta-feira um objeto voador não identificado no Alasca, disseram autoridades norte-americanas, menos de uma semana após o Exército derrubar um balão chinês que estava sobrevoando o país.

Um míssil Sidewinder derrubou o objeto, que era aproximadamente do tamanho de um pequeno carro, disse o general Patrick Ryder, o principal porta-voz do Pentágono. 

O presidente dos EUA, Joe Biden, ordenou a derrubada, que foi anunciada da Casa Branca -- um raro envolvimento presidencial, dado o inicial relato sugerindo que o objeto não representava uma ameaça militar e era bem rudimentar.

Republicanos e até alguns democratas colegas de Biden criticaram o presidente por ter esperado muito para agir contra o balão. O incidente deu início a uma crise diplomática entre as duas maiores economias do mundo e levou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, a cancelar uma viagem planejada para Pequim.

O Pentágono e a Casa Branca se recusaram a dar uma descrição detalhada desse último objeto que foi derrubado, dizendo apenas que era bem menor do que o balão chinês. O Pentágono disse que ele estava voando a cerca de 12.190 metros e era um risco ao tráfego aéreo civil.

O objeto foi derrubado na região nordeste do Alasca, perto da fronteira canadense, onde estava viajando na direção nordeste. O Pentágono disse que ele foi detectado pela primeira vez em 9 de fevereiro por radares terrestres. Caças foram enviados para investigar.

Ryder disse que pilotos norte-americanos que voaram ao seu lado determinaram que não havia humanos a bordo. Acrescentou que ele era incapaz de manobrar e não parecia um avião. Ryder e outras autoridades não quiseram dizer se poderia ser simplesmente um balão meteorológico ou outro tipo de balão. 

“Não era exatamente uma aeronave”, disse Ryder, em uma entrevista coletiva.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Confira o resultado da Dupla Sena no concurso 2667, nesta segunda

O prêmio é de R$ 350.000,00

Brasil

Confira o resultado da Super Sete no concurso 549, nesta segunda

O prêmio é de R$ 1.550.000,00

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter