X

ALERTA

Tempestade solar severa atingirá a Terra neste fim de semana

A tempestade pode causar apagões e interromper satélites em órbita e redes de energia em todo o mundo

Yasmin Gomes

Publicado em 10/05/2024 às 20:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Tempestade solar é um fenômeno caracterizado pela interferência que as emissões de partículas solares provocam no campo magnético do planeta Terra / Reprodução/SBT

Neste fim de semana, uma tempestade solar severa pode causar apagões e interromper satélites em órbita e redes de energia em todo o mundo.

Siga a Gazeta nas redes sociais e mantenha-se bem informado!

O Centro de Previsão do Clima Espacial dos Estados Unidos emitiu um alerta afirmando que a tempestade geomagnética deve chegar ao nível G4, e os efeitos estão previstos para chegar à Terra entre esta sexta-feira (9) e domingo (12).

O que é uma tempestade solar ? 

Tempestade solar é um fenômeno caracterizado pela interferência ou perturbação que as emissões de partículas solares e radiação eletromagnética provocam no campo magnético do planeta Terra. As tempestades solares são causadas pela intensificação das atividades que acontecem na coroa do Sol, a camada mais externa da atmosfera da estrela.

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Explosões solares

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), desde quarta-feira (8) o sol tem produzido fortes explosões solares, que resultaram em cinco explosões de plasma. Cada uma delas pode conter bilhões de toneladas de plasma solar.

A NOAA chama isso de evento incomum, apontando que as explosões parecem estar associadas a uma mancha solar com 16 vezes o diâmetro da Terra. O texto conta com informações do SBT.

Uma tempestade geomagnética extrema em 2003 cortou a energia na Suécia e danificou transformadores de energia na África do Sul.

*Texto sob suprevisão de Diogo Mesquita

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

POLÊMICA AO VIVO

Ex-goleiro Ronaldo insinua que Bandeirantes é 'anti-Corinthians' e causa 'climão'

Giovanelli se declarou 'torcedor' na transmissão e insinuou que imprensa fala sempre pior do Timão, colocando em dúvida profissionalismo da própria empresa

Tragédia

Dono de bar é morto com golpes de canivete no pescoço após defender mulher de assédio

Proprietário do Malta Rock Bar expulsou o homem por ele ter cometido assédio sexual contra uma funcionária

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter