X

VARÍOLA DO MACACO

Varíola do macaco: Argentina confirma primeiro caso na América Latina

Segundo a imprensa argentina, trata-se de um homem de 40 anos que voltou da Espanha

Da Reportagem

Publicado em 27/05/2022 às 15:08

Atualizado em 27/05/2022 às 15:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Varíola do Macaco, doença com surto na África e Europa / Domínio Público

As autoridades de saúde argentinas confirmaram, nesta sexta-feira (27), o primeiro caso de varíola do macaco registrado na América Latina.

“O resultado da amostra de PCR colhida pelo Instituto Malbrán do primeiro caso suspeito de varíola do macaco foi positivo”, informou um comunicado do Ministério da Saúde, acrescentando que “o sequenciamento mostrou uma alta porcentagem de homologia com sequências do clado da África Ocidental”.

Segundo a imprensa argentina, trata-se de um homem de 40 anos que voltou da Espanha.

O paciente está “em boas condições, em tratamento sintomático”, enquanto seus contatos próximos estão sob controle clínico e epidemiológico e sem apresentar sintomas, disse o relatório.

O Ministério da Saúde também notificou o surgimento de outro caso suspeito de um residente na Espanha que está visitando a província de Buenos Aires e não tem ligação com o paciente anterior.

“A pessoa apresenta lesões ulcerativas sem outros sintomas associados, chegou ao país em 25 de maio e iniciou os sintomas em 26 de maio. O doente encontra-se em bom estado geral, isolado e recebe tratamento sintomático”, diz o relatório.

A varíola do macaco é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido aos seres humanos por animais infectados. A transmissão de pessoa para pessoa é possível, mas rara.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ESTUPRO DE VULNERÁVEL

Pai é preso acusado de abusar de filha internada em UTI no ABC paulista

Câmeras escondidas flagraram o crime; vítima permanece em hospital

Feminicídio

Corpo de atendente executada dentro de loja é sepultado; suspeito segue foragido

Corpo de Aline Aparecida de Moura, de 34 anos, foi sepultado nesta quinta-feira (13), em Sorocaba; principal suspeito do crime, ex-namorado da vítima, está foragido

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter