A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 17 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Demolição de terminal muda embarque no ABC Paulista a partir deste domingo

Empresa começará a construção do novo terminal do BRT-ABC

Yasmin Gomes

17/09/2025 às 10:02  atualizado em 17/09/2025 às 10:03

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Passageiros precisarão embarcar e desembarcar em parada provisória

Passageiros precisarão embarcar e desembarcar em parada provisória | Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

O terminal central de São Bernardo, no ABC Paulista, que recebe os trólebus e ônibus do Corredor ABD, será demolido a partir deste domingo (21/9) para a construção do novo terminal do BRT-ABC. Ainda não há uma data exata para a inauguração do novo terminal.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

A informação foi confirmada pela NEXT Mobilidade ao Diário do Transporte, a concessionária responsável pela construção e operação do BRT-ABC, que também cuida da modernização do Corredor ABD e da operação dos ônibus intermunicipais. 

Segundo a empresa, a parada provisória contará com sistema de cobrança e manterá a mesma quantidade de acessos, garantindo fluidez no embarque e desembarque, sem comprometer o tempo de viagem. Além disso, a concessionária informou que haverá sinalização especial e orientadores para ajudar os passageiros.

Percurso

O serviço atenderá diretamente os municípios de São Bernardo, Santo André e São Caetano, além de Diadema e Mauá (via corredor ABD), e contará com três opções de linha: Paradora, Semiexpressa (oito estações) e Expressa, com parada apenas nos terminais São Bernardo, Tamanduateí e Sacomã, e tempo de viagem de 40 minutos.

Continua depois da publicidade

O percurso completo terá extensão de 17,3 km e contará com 16 paradas e três terminais, além de semáforos inteligentes, faixas exclusivas para garantir um deslocamento seguro e mais rápido.

A frota do BRT terá 92 ônibus articulados de 23 metros, movidos a bateria, não poluentes e equipados com ar-condicionado e wi-fi. A capacidade será de até 600 mil passageiros por dia, com demanda inicial de 173 mil passageiros diários.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados