A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 08 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Memórias de Porto Feliz

A Bucólica Marginal do Rio Tietê

Essa avenida, ainda inexplorada e até certo ponto desconhecida por grande parte da população, margeia o legendário Rio Tietê

Maria Eduarda Guimarães

30/06/2023 às 13:49

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Avenida Marginal do Rio Tietê

Avenida Marginal do Rio Tietê | Arquivo Pessoal de Paulo César Galvão

A artística foto que ilustra esta matéria mostra a Avenida Marginal do Rio Tietê e exalta a beleza natural do local, que nos induz ao refúgio pela suave magia de um caminho encantador da nossa história.

Continua depois da publicidade

Essa avenida, ainda inexplorada e até certo ponto desconhecida por grande parte da população, margeia o legendário Rio Tietê - velho Anhembi dos paulistas -, e foi aberta em 1959, o último período dos três mandatos do Dr. Lauro Maurino como Prefeito Municipal de Porto Feliz.

A bucólica Avenida Marginal nasce na antiga Rua São Pedro, nas imediações do velho Matadouro – atual Centro Municipal de Zoonoses -, e segue até o Porto das Monções, contornando as águas do histórico rio. Na época da implantação da avenida, o projeto do ilustre Prefeito Municipal Dr. Lauro Maurino tinha a finalidade de facilitar o trânsito de veículos entre a Rua São Pedro e vias públicas adjacentes, ligando-as diretamente à região central da cidade, mais precisamente às Ruas Vilma Antunes Garcia e Bandeirantes.

A proposta buscava diminuir do fluxo de veículos pelas vias principais de Porto Feliz. Embora continue inacabada para atender aos propósitos originais, a Marginal do Rio Tietê ainda preserva a beleza natural da sua mata ciliar e dos pequenos animais silvestres que a povoam, proporcionando verdadeiro deleite aos olhos.

Continua depois da publicidade

Nesse contexto e como forma de prevenir as indesejáveis consequências provocadas pelo sedentarismo dos nossos dias, seria providencial a destinação da velha e pitoresca Avenida Marginal como opção pública para a prática de exercícios físicos. A sugestão que ora apresentamos não estaria longe de tornar-se realidade, por meio de simples providências de limpeza e segurança que, a princípio, poderiam ser facilmente disponibilizadas pela Prefeitura Municipal.

Ressalte-se, pois, que praticamente sem custos extras, a Avenida Marginal do Rio Tietê, implantada pelo Prefeito Municipal Dr. Lauro Maurino em 1959, e até hoje esquecida, poderia ser transformada em um lugar atrativo e muito útil para a população.

É importante ressaltar, por ser pertinente, que o exercício praticado ao ar livre, além de combater o sedentarismo, contribui para o surgimento de novas amizades, melhora o humor, aumenta a autoestima, é muito mais prazeroso, diminui a sensação de obrigação e também proporciona a interação direta com a natureza.

Continua depois da publicidade

Por outro lado, a Avenida Marginal devidamente cuidada poderia ser mais um ponto de atração turística, uma espécie de “Trilha Histórica” diretamente atrelada ao Parque das Monções.

Oxalá a beleza e os encantos daquele lugar, que nos estimulam a repensar a história da nossa cidade, sejam finalmente destinados à prática esportiva e à contemplação da natureza! Tens o nome ligado à conquista / Dos mais brutos e ínvios sertões / E teus filhos o sangue paulista / Dos valentes heróis das monções! 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados