Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens Porto Feliz | Divulgação PMPE
A foto mostra a Igreja Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, atual Padroeira de Porto Feliz, inaugurada há 273 (duzentos e setenta e três) anos (1750/2023). De acordo com os registros dos mais renomados cientistas da história brasileira, a cidade de Porto Feliz surgiu no entorno de uma pequena capela dedicada à Nossa Senhora da Penha.
Continua depois da publicidade
O historiador e cronista Francisco Nardy Filho ensina que nas três primeiras décadas de existência da Capela de Nossa Senhora da Penha, entre 1700 e 1728, existia no local um pequeno povoado com algumas casas no largo fronteiro àquele e ao qual era dado o nome de “Largo da Penha”. Diz o ilustre escritor que os moradores desse povoado se queixavam da falta de um sacerdote que lhes atendesse em suas necessidades e obrigações espirituais, pois para seus casamentos, batizados e outras questões religiosas, viam-se forçados a irem até à Vila de Itu, caminhando por péssimas e perigosas estradas.
No dia 5 de fevereiro de 1728 a pequena Capela de Nossa Senhora da Penha foi elevada à condição de Freguesia, ainda pertencente ao território da Vila de Itu, oportunidade em que foram criadas no local duas Companhias de Ordenanças, uma espécie de escalão territorial das forças militares.
Com o aumento da população quando se instituiu a Freguesia, a pequena capela feita de pau a pique tornou-se insuficiente para servi-la, dando origem à criação de uma Paróquia, no dia 09 de março de 1728, com designação de um sacerdote para cuidar diretamente das necessidades espirituais do povoado. Em 1735 o Padre Felipe de Campos, então responsável pela Paróquia, junto com alguns moradores da povoação, dirigiu uma petição ao Bispo do Rio de Janeiro, Dom Antônio de Guadalupe, solicitando licença para aumentar a capela. Esse pedido foi atendido pela Provisão datada de 24 de novembro de 1744, que determinou, todavia, fosse escolhido um novo local para a construção de uma igreja de maiores dimensões.
Continua depois da publicidade
Em 1747 foi iniciada a construção dessa igreja em área escolhida pelo vigário da Vila de Itu, porém não mais dedicada à Nossa Senhora da Penha e sim à Nossa Senhora Mãe dos Homens. A inauguração da nova igreja, inteiramente edificada em taipa de pilão por mão de obra escrava, ocorreu no dia 09 de outubro de 1750 em solenidade presidida pelo Padre Felipe de Campos, que se encarregou de benzer a igreja consagrada à Nossa Senhora Mãe dos Homens e de entronizar nesse belo templo a imagem da padroeira que fora esculpida em Portugal.
A construção da igreja que se tornou a Matriz de Porto Feliz foi custeada pelo ouro que os monçoeiros trouxeram das minas de Cuiabá e pela contribuição popular. Foi assim que Nossa Senhora Mãe dos Homens passou a ser a Padroeira de Araritaguaba, hoje a cidade de Porto Feliz.
Ressalte-se que a imagem original da antiga Padroeira Nossa Senhora da Penha, feita em terracota, de valor incalculável e que pertenceu ao fundador Antônio Cardoso Pimentel, também se encontra em lugar de destaque no altar mor da Igreja Matriz.
Continua depois da publicidade
Terracota é um material constituído por argila cozida no forno, sem ser vitrificada. Esse material é utilizado na fabricação de cerâmica e também de imagens. Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil!
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade