X

Velhos tempos

A Garbosa Guarda Mirim Municipal

A Guarda Mirim de Porto Feliz, infelizmente extinta há muitos anos, prestou serviços relevantes especialmente ao comércio e à indústria desta cidade

Reinaldo Crocco Júnior

Publicado em 03/06/2022 às 15:03

Atualizado em 03/06/2022 às 15:59

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Guarda Mirim de Porto Feliz desfilando pelas ruas centrais da cidade / Foto: Acervo de Cláudio Sana

A foto é do dia 06 de janeiro de 1965 e mostra a saudosa e garbosa Guarda Mirim de Porto Feliz desfilando pelas ruas centrais da nossa cidade, sob o comando do saudoso Soldado de Polícia Militar José Pereira. A Guarda Mirim de Porto Feliz, infelizmente extinta há muitos anos, prestou serviços relevantes especialmente ao comércio e à indústria desta cidade.

Naqueles velhos tempos de tão belos e preciosos dias, os meninos em idade escolar ocupavam o tempo que lhes seria ocioso, no desempenho das atividades laborativas envergando seus uniformes como Guardas Mirins, e recebiam orientações pautadas pela disciplina, pela ordem e pelo respeito à hierarquia. Recebiam também ensinamentos pertinentes às noções de trânsito e prestavam excelente serviço orientando motoristas e transeuntes.

No desempenho das suas funções os Guardas Mirins receberam instruções valiosas que conduziram suas vidas pelos caminhos do bem, da verdade e da justiça. Grandes cidadãos porto-felicenses foram formados nas fileiras daquela imponente corporação infantil, sob segura orientação dos Oficiais e Praças da gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O momento da foto mostra o desfile da Guarda Mirim de Porto Feliz em homenagem à sua nova Diretoria assim composta: Presidente de Honra: Dr. Dácio Rezende de Campos Maia - Juiz de Direito desta Comarca; Presidente: Dr. Uedney Junqueira do Amaral – Advogado e posteriormente Juiz de Direito; Vice- Presidente: Adolpho Bôscolo – Comerciante Porto-Felicense; Secretário: Sebastião Manoel Antunes – Servidor Público Municipal; Tesoureiro: Euclides Milaré – Comerciante Porto-Felicense; Diretores: Ayrton Carvalho Pires e Romualdo Crocco – ambos Servidores Públicos Municipais.

A sede da Guarda Mirim de Porto Feliz era na Rua 16 de Abril, em um prédio adquirido pelo Rotary Clube da nossa cidade. É justo que reconheçamos, além dos esforços de todos os cidadãos que assumiram a direção da Guarda Mirim de Porto Feliz, o excelente trabalho de orientação realizado, diuturnamente, naquele tempo, pelo Coronel Bráulio Guimarães, pelo Sargento Barba e pelo Soldado José Pereira, integrantes dos Quadros da nossa gloriosa Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Indiscutivelmente os valiosos ensinamentos ministrados aos integrantes da Guarda Mirim de Porto Feliz foram de elevada importância para a vida de cada um deles, pois todos se tornaram cidadãos honrados e exemplares. Os moradores mais antigos desta cidade certamente se lembram, com respeito e saudade, da nossa querida e honrada Guarda Mirim Municipal! Foi um dia na história passada / Desta gente que alegre se diz / Bandeirantes que daqui partiram / Encheram de glórias o Porto Feliz.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

JOGOS DO DIA

Palmeiras em campo neste sábado; veja onde assistir aos jogos do dia

Bola rola no Brasileirão Série A, B, C, D, Sub-20 e Copa Paulista

ZONA SUL

Homem não consegue furtar e taca fogo em loja da Oxxo em SP

Suspeito teria confessado o crime e dito que já havia incendiado uma outra unidade da mesma rede

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter