A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 04 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Espaço do bicho

A velhice dos pets: Cuidados com cães e gatos idosos devem ser redobrados

Exames laboratoriais que identifiquem as reais condições do organismo do animal passam a ser habituais nessa fase

Maria Eduarda Guimarães

08/06/2022 às 11:29  atualizado em 08/06/2022 às 11:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cachorro

Cachorro | Divulgação

Cuidados com cães e gatos idosos devem ser redobrados. Exames laboratoriais que identifiquem as reais condições do organismo passam a ser habituais. Recomenda-se checar periodicamente a bioquímica sanguínea para análise das condições do fígado e rins, assim como fazer exames de ultrassom abdominal, eletro, eco cardiograma, exame de sangue em geral e de urina.

Continua depois da publicidade

São comuns infecções do trato urinário, com recorrência frequente. Limpeza mais intensa dos dentes, com maior regularidade, é imprescindível. Manutenção da lubrificação dos olhos também, pois o olho seco nosidosos decorre da deficiência na produção de lágrima ou dos medicamentos.

O que mais exige atenção é a condição locomotora. Com a variância de temperatura, é comum dificuldade para se levantar e menor poder de locomoção em razão das artroses, desequilíbrios articulares e dores na coluna. Terapias como ozonioterapia, acupuntura, fisioterapia e aplicações de célula-tronco são grandes aliadas na manutenção da boa saúde decães e gatos idosos.

A Síndrome cognitiva, conhecida como o “Alzheimer dos cães”, atinge os mais velhinhos e os sintomas são: troca do dia pela noite, fazer xixi fora do lugar, esquecer onde se alimenta, se enfiar atrás de móveis e portas semconseguir sair.

Continua depois da publicidade

A dieta específica para animais idosos deve ser iniciada a partir de 7 anos. Produtos com formulação ideal, ou seja, rações com menos proteína, propiciam melhor mastigação e absorção dos nutrientes essenciais, além de evitarem a obesidade.

Vacinação é muito importante, pois o idoso tem propensão a doenças. Passeios são recomendados, mas com bastante cautela, sem propiciar desconforto ao animal idoso. Importante que ele tenha uma rotina e que tenha prazer nessa pequena caminhada.

Devido à massa muscular reduzida, a baixa temperatura do ambiente deixa o idoso com frio e o predispõe a doenças respiratórias. Recomenda-se roupinha e camas bem confortáveis para o repouso que se torna mais intenso nessa faixa etária.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados