X

Saúde animal

A velhice dos pets: Cuidados com cães e gatos idosos devem ser redobrados

Exames laboratoriais que identifiquem as reais condições do organismo do animal passam a ser habituais nessa fase

Dr. Edgard M. Brito

Publicado em 08/06/2022 às 11:29

Atualizado em 08/06/2022 às 11:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cachorro / Divulgação

Cuidados com cães e gatos idosos devem ser redobrados. Exames laboratoriais que identifiquem as reais condições do organismo passam a ser habituais. Recomenda-se checar periodicamente a bioquímica sanguínea para análise das condições do fígado e rins, assim como fazer exames de ultrassom abdominal, eletro, eco cardiograma, exame de sangue em geral e de urina.

São comuns infecções do trato urinário, com recorrência frequente. Limpeza mais intensa dos dentes, com maior regularidade, é imprescindível. Manutenção da lubrificação dos olhos também, pois o olho seco nosidosos decorre da deficiência na produção de lágrima ou dos medicamentos.

O que mais exige atenção é a condição locomotora. Com a variância de temperatura, é comum dificuldade para se levantar e menor poder de locomoção em razão das artroses, desequilíbrios articulares e dores na coluna. Terapias como ozonioterapia, acupuntura, fisioterapia e aplicações de célula-tronco são grandes aliadas na manutenção da boa saúde decães e gatos idosos.

A Síndrome cognitiva, conhecida como o “Alzheimer dos cães”, atinge os mais velhinhos e os sintomas são: troca do dia pela noite, fazer xixi fora do lugar, esquecer onde se alimenta, se enfiar atrás de móveis e portas semconseguir sair.

A dieta específica para animais idosos deve ser iniciada a partir de 7 anos. Produtos com formulação ideal, ou seja, rações com menos proteína, propiciam melhor mastigação e absorção dos nutrientes essenciais, além de evitarem a obesidade.

Vacinação é muito importante, pois o idoso tem propensão a doenças. Passeios são recomendados, mas com bastante cautela, sem propiciar desconforto ao animal idoso. Importante que ele tenha uma rotina e que tenha prazer nessa pequena caminhada.

Devido à massa muscular reduzida, a baixa temperatura do ambiente deixa o idoso com frio e o predispõe a doenças respiratórias. Recomenda-se roupinha e camas bem confortáveis para o repouso que se torna mais intenso nessa faixa etária.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

JOGOS DO DIA

Palmeiras em campo neste sábado; veja onde assistir aos jogos do dia

Bola rola no Brasileirão Série A, B, C, D, Sub-20 e Copa Paulista

ZONA SUL

Homem não consegue furtar e taca fogo em loja da Oxxo em SP

Suspeito teria confessado o crime e dito que já havia incendiado uma outra unidade da mesma rede

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter