A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 13 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Colunista

Ao soldado brasileiro a minha continência!

Do mais graduado oficial ao recruta recém-incorporado, uma única missão: defender a Pátria; no dia 25 de agosto, na data de nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, celebramos o Dia do Soldado

26/08/2021 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

No dia 25 de agosto, na data de nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, celebramos o Dia do Soldado, ao mesmo tempo em que prestamos justa homenagem ao insigne Patrono do Exército Brasileiro. Reverenciar CAXIAS é uma forma de cultuar a todos os que, por amor à Pátria, lutaram para forjar a nacionalidade brasileira, expulsando o invasor estrangeiro, pacificando os conflitos internos, consolidando a independência, criando o amálgama de credos, raças e tradições, tão necessários para a identidade de uma Nação que deseja ser forte e soberana. Caxias tornou-se um símbolo. No dizer do notável Gilberto Freyre, "Caxiismo não é conjunto de virtudes apenas militares, mas de virtudes cívicas, comuns a militares e civis".

Continua depois da publicidade

A data entrou no calendário de comemorações brasileiras em 1923. Conforme a hierarquia da carreira militar, soldado é o posto inicial, sendo seguido de cabo, sargento, subtenente, tenente, capitão, major, tenente-coronel, e por fim, coronel. No Brasil, para ingressar na carreira é necessário fazer concurso público.

Os soldados são militares que podem atuar nas Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica), Polícia Militar ou Corpo de Bombeiros.

Pensar no Soldado, naquilo que representa, nas suas ações, por si só, traduz a essência do militar. A vocação e o amor à profissão, o desprendimento, o heroísmo, a disponibilidade permanente e a dedicação exclusiva são características que ficam impregnadas em sua alma e o diferenciam da sociedade como um todo. Nosso povo, há muito tempo os identifica como gente de confiança, séria e profissional. Gente do bem, gente como a gente! O Soldado Brasileiro nada mais é do que o povo de uniforme.

Continua depois da publicidade

Guerreiros que patrulham os 16 mil quilômetros da nossa faixa de fronteira terrestre, nossos rios, campos, montanhas e florestas, garantindo a soberania do País. Os Soldados do Exército de Caxias estarão sempre atentos e vigilantes, prontos para defender e repelir qualquer tipo de
ameaça.

Engenheiros que, de norte a sul, constroem estradas, permitindo a circulação das nossas riquezas.

Combatentes da ciência e da tecnologia que se dedicam à pesquisa e ao desenvolvimento de sistemas e materiais de última geração, buscando fornecer modernidade à Força Terrestre.

Continua depois da publicidade

Soldados da saúde e da logística que atendem com espírito humanitário, levando esperança e conforto à população brasileira nos lugares mais distantes do nosso País, e hoje também, aos nossos irmãos venezuelanos na Operação Acolhida.

Nossa Reserva ativa, forte e unida, é exemplo para as novas gerações.

Homens e mulheres de alma verde-oliva, com dedicação integral e exclusiva, permanentemente disponíveis, sujeitos aos rígidos preceitos da hierarquia, da disciplina e da vida militar, que não esmorecem e nem esperam reconhecimento, esse é o nosso soldado.

Continua depois da publicidade

Orgulho-me em dizer: Somos todos soldados! Parabéns, Soldado Brasileiro.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados