Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com 60 pessoas, treinamento teve como base manual da Cetesb | /DIVULGAÇÃO/PMSS
Representantes de secretarias de Meio Ambiente das cidades do litoral norte paulista - São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela - participaram nesta semana de capacitação técnica sobre as manchas de óleo que poluem a costa brasileira desde o fim de agosto. A ação também incluiu a Delegacia da Capitania dos Portos, Polícia Ambiental, Porto de São Sebastião e Instituto Argonauta.
Continua depois da publicidade
O treinamento, realizado por técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Petrobras e Transpetro, ocorreu na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (Acec). O objetivo foi discutir as medidas a serem tomadas, em caso de surgimento da substância química nas praias e ainda para formar grupos multidisciplinares, responsáveis por coordenar ações de limpeza de ambientes contaminados por eventuais resíduos derivados de petróleo.
Com aproximadamente 60 pessoas, o treinamento teve como base o manual para limpeza de ambientes costeiros atingidos por óleo da Cetesb, com apresentação das ações usadas na retirada do produto das praias, costões rochosos e manguezais e bem como a forma correta de atuação.
"Não há previsão de chegada do óleo às praias do litoral norte, mas mesmo que a possibilidade seja pequena, temos que ficar atentos e nos preparar. Estamos acompanhando diariamente os boletins divulgados pelo Ibama e nos mobilizando para organizar um plano de ação, caso haja a necessidade de intervenção das nossas equipes nas praias do município", destacou o secretário do Meio Ambiente de São Sebastião, Daniel Mudat, um dos organizadores da
iniciativa. (GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade