A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 01 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Em destaque

Coluna do Nastri: MP pede esclarecimentos sobre creches da Capital

MP-SP solicitou à prefeitura que esclareça os novos procedimentos adotados para o atendimento presencial com capacidade máxima nas creches

Bruno Hoffmann

17/09/2021 às 13:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Creche em São Paulo

Creche em São Paulo | Leon Rodrigues/Secom

O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) solicitou à Prefeitura de São Paulo que esclareça os novos procedimentos adotados para o atendimento presencial com capacidade máxima em creches do município durante a pandemia de Covid-19. O documento, encaminhado ao secretário municipal de Educação, pede esclarecimentos à prefeitura sobre a liberação do retorno 100% presencial nos estabelecimentos onde há atendimento de crianças de 0 a 3 anos. O pedido foi feito pelo Geduc (Grupo de Atuação Especial de Educação) do MP e questiona as políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Segundo o MP-SP, o retorno gradual não foi respeitado pela administração municipal.

Continua depois da publicidade

Carnaval 2022

A Prefeitura de São Paulo autorizou o início dos preparativos para a realização dos desfiles das escolas de samba do Carnaval 2022, no Sambódromo do Anhembi. "Saliente-se que a realização do referido evento estará condicionada à verificação, no correspondente período, das condições epidemiológicas relativas à pandemia do covid-19 favoráveis e viabilizadoras a tanto, conforme entendimento das autoridades sanitárias competentes", informa o documento. Por causa da pandemia de covid-19, a prefeitura ressalta que o evento só vai ocorrer se houver garantia de segurança por parte das autoridades, além da exigência de cumprimento dos protocolos sanitários contra o coronavírus. Com a autorização, as escolas de samba e a Liga já podem retomar os preparativos.

Subprefeito exonerado

Continua depois da publicidade

O subprefeito da Mooca, José Rubens Domingues Filho, foi exonerado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). Em seu lugar, irá assumir o coronel reformado da Polícia Militar, Danilo Antão Fernandes. A Prefeitura de São Paulo informou que "mudanças de cargos de confiança são normais dentro de uma administração e prerrogativa dos gestores". No entanto reportagem de TV apurou que um dos motivos para a saída de José Rubens foram declarações dadas de que "milícias" estavam dominando e cobrando pelo uso das calçadas no Brás. Depois, o ex-subprefeito disse que seriam quadrilhas, e não milícias.

Jovem Covid-19

A pandemia de Covid-19 tem afetado com mais intensidade a vida profissional de jovens com renda mais baixa. Essa é uma das conclusões da Pesquisa Jovem Covid-19. O estudo aponta que 52% dos adolescentes e jovens já estão indo ao trabalho de forma presencial - e mais: quanto menor a renda familiar, maior é esse percentual. A pesquisa mostra a forte influência da renda familiar no trabalho presencial dos adolescentes e jovens: quanto menor a renda familiar, maior a probabilidade de o jovem ser requisitado a trabalhando presencialmente. Na faixa de até 1 salário-mínimo, o percentual de entrevistados que atualmente vai fisicamente ao trabalho é de 56%. A porcentagem vai caindo na medida em que a renda familiar sobe: 55% (de 1 a 2 SM), 52% (2 a 3 SM), 45% (3 a 4 SM) e 39% (de 4 a 5 SM). Acima de 5 SM, o percentual é de 40%.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados