Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Não se esqueça de guardar parte do décimo terceiro salário para eventualidades | José Cruz/Agência Brasil
Caro(a) Leitor(a), com o final do ano se aproximando, as empresas se preparam para pagar o décimo terceiro salário à seus funcionários.
Continua depois da publicidade
E você, já sabe o que vai fazer com seu? Vamos conversar sobre isto?
Neste momento, muitas ideias passam por nossa cabeça, como por exemplo, comprar aquele presente que seu filho tanto quer, comprar seu merecido presente, reformar a casa, pagar contas, em fim, são muitas opções, porém, precisamos colocar o pé no freio das emoções e pensar friamente onde e como aplicaremos o décimo terceiro salário.
Nesta linha de pensamento, não podemos esquecer que todo início de ano temos aqueles tradicionais gastos e impostos que não há como escapar, como o IPVA, IPTU, rematrícula e material escolar, entre outros.
Continua depois da publicidade
Então, é fundamental escolher com critério, cuidado e atenção os gastos que serão efetuados nesta época do ano.
Isto não significa que você não deve mais presentear ninguém ou que não vai mais tirar as férias que tanto merece, apenas planeje e racionalize os valores destes gastos.
Aproveite também que está com dinheiro em caixa e pague a vista, assim há possibilidade de conseguir bons descontos e não sobrarão dívidas “penduradas” para o ano novo.
Continua depois da publicidade
Não se esqueça de guardar parte do décimo terceiro salário para eventualidades. Aqui, você tem uma ótima oportunidade de iniciar sua reserva emergencial e de segurança, que sempre comento na coluna.
Caso tenha dívidas em aberto, como CDC ou Crédito Pessoal, procure quita-los ou amortiza-los. Estas modalidades de crédito permitem antecipação de parcelas, com desconto dos juros devidos.
O décimo terceiro salário é uma gratificação salarial que pode e deve lhe trazer condições para aumentar seu poder de barganha em compras à vista ou ajudar a quitar e reduzir dívidas.
Continua depois da publicidade
Portanto, aproveite-a da melhor maneira em seu benefício.
Boa sorte!
Sérgio Biagioni Junior é formado em Adm de Empresas, Pós Graduado em Banking, MBA em Controladoria e Custos e Pós Graduado na PUC-RS em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade