A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 21 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Em destaque

Cracolândia: Nada a se comemorar

Após nota sobre série de ações integradas entre os governos municipal e estadual de SP contra tráfico, endereço muda para região da praça Princesa Isabel

Maria Eduarda Guimarães

25/03/2022 às 14:08  atualizado em 25/03/2022 às 14:22

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cracolândia, no centro de SP

Cracolândia, no centro de SP | Willian Moreira/Folhapress

Uma nota da Prefeitura de São Paulo, postada em seu site no dia 23/03, diz que "uma série de ações integradas entre os governos municipal e estadual de São Paulo conseguiu pela primeira vez em trinta anos que o tráfico abandonasse a maior concentração de venda de drogas a céu aberto do país, na região conhecida como “Cracolândia”, no Centro de São Paulo. “Este é o resultado de um trabalho árduo, persistente e integrado que teve início com o Programa Redenção em 2017 e recebeu um importante reforço com a Operação Caronte da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas na região central”, afirma Alexis Vargas, secretário executivo de Projetos Estratégicos. “Não é o fim da guerra, mas vencemos importante batalha, com a prisão de 92 traficantes.”

Continua depois da publicidade

Cracolândia: Nada a se comemorar II

Mas, reportagem veiculada no dia 22/03 diz exatamente o contrário. A mudança de endereço da Cracolândia para a região da praça Princesa Isabel no último final de semana, foi ordem de criminosos, segundo relataram usuários de drogas da região. A informação foi confirmada oficialmente pelo delegado da Polícia Civil Roberto Monteiro e por fontes da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Segundo Monteiro, a “mudança do fluxo foi ordem de uma facção criminosa”. Tanto a Prefeitura, quanto o Governo Estadual tentam, com a nota emitida, mascarar um dos maiores problemas nas áreas de saúde, assistência social e segurança pública. A Cracolândia é um desafio para São Paulo há cerca de 30 anos. 

Datena Senador

Continua depois da publicidade

O PSDB e o União Brasil anunciaram oficialmente que o apresentador José Luiz Datena (UB) irá ser candidato ao Senado na chapa liderada pelo vice-governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB) que vai disputar as eleições para o governo este ano. A chapa encerra uma série de tratativas e especulações sobre a aliança de Garcia para o Palácio dos Bandeirantes, bem como o destino de Datena na política, que promete ser mesmo candidato nas eleições deste ano, apesar de desistências anteriores. Por meio de uma nota assinada pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, pelo presidente do PSDB em São Paulo, Marco Vinholi, e ainda pelos dirigentes nacional e estadual do União Brasil, Luciano Bivar e Antônio Rueda, os partidos dizem compartilhar “dos mesmos princípios”. Será?

Despoluição do Rio Pinheiros

A despoluição do rio Pinheiros avança: 85% dos pontos de medição estão dentro das metas de oxigenação da água. Além disso, o rio tem 83% do esgoto tratado e as obras de limpeza, desassoreamento e saneamento progridem. Os dados devem ser apresentados no lançamento das obras da Usina São Paulo, antiga Usina de Traição, pelo governador João Doria (PSDB). Dos 13 pontos de monitoramento da água no rio em janeiro (dados completos mais recentes), 11 tinham valores de DBO (a chamada demanda bioquímica de oxigênio) abaixo de 30 mg/l, o limite para que a água não tenha cheiro e menor turbidez. É uma das principais métricas usadas para medir a limpeza.

Continua depois da publicidade


Contatos para esta coluna: [email protected] 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados