A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 07 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Espaço do bicho

Dia do Médico Veterinário é celebrado em 9 de setembro

Para celebrar a data entrevistamos a Médica Veterinária Tatiana Morales de Albuquerque, especialista em dermatologia, com 13 anos de experiência

Edgard Brito

08/09/2021 às 13:34  atualizado em 19/04/2022 às 14:17

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A médica veterinária Tatiana Morales de Albuquerque

A médica veterinária Tatiana Morales de Albuquerque | /Arquivo pessoal

Dia 9 de setembro é comemorado anualmente o dia do Médico Veterinário porque nesta mesma data, no ano de 1933, foi assinado o decreto que regularizou esta tão admirada profissão. Desde 1910 já existiam escolas de veterinária, porém a prática da veterinária foi estabelecida desde 2.000 a.C.. O Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking de países com maior número de médicos veterinários no mundo. Dentre as atribuições importantes desta profissão, a saúde pública está em primeiro lugar.

Continua depois da publicidade

Para celebrar esta data entrevistamos a Médica Veterinária Tatiana Morales de Albuquerque, especialista em dermatologia, com 13 anos de experiência, atende na rede Petz Animaniacs, no Hospital INVET, que nos contou algumas particularidades desta atividade, como as dermatopatias mais comuns, que são: dermatites alérgicas a picadas de ectoparasitas (DAPE), a hipersensibilidade alimentar (HA) e as alergias às substâncias ambientais (dermatite atópica). Para o diagnóstico diferencial destas patologias é utilizado método por exclusão, raspados cutâneo, citologia e até mesmo biópsia.

Dra. Tatiana citou também as raças que atende com maior frequência que são Pug, Bulldog Francês e Inglês, Lhasa Apso, Shi-Tzu, Westie Highland White Terrier e Golden Retriever. Algumas dicas para proprietários de cães com predisposição a dermatopatias são: banhos semanais com produtos específicos, controle parasitário regular, evitar alimentos industrializados com corantes e conservantes, e a fundamental orientação e acompanhamento profissional para animais predispostos.

“A Medicina cura o homem, a Medicina Veterinária cura a humanidade” (Louis Pasteur)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados