Publicidade

X

Capital

Doria e Covas assinam parceria para privatizar Marginais

INCLUI RAPOSO TAVARES. Segundo secretário, não está descartada a cobrança de pedágios na Raposo

Bruno Hoffmann

Publicado em 28/02/2019 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

A ideia é que uma empresa terceirizada faça a gestão e manutenção das vias, pontes e viadutos / /Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), e o governador João Doria (PSDB) assinaram na manhã desta quarta-feira um ofício para realizar estudos que darão as diretrizes de uma concessão administrativa das Marginais do Tietê e do Pinheiros e também do trecho urbano da rodovia Raposo Tavares.

A expectativa do acordo é que um possível chamamento público para a concessão seja publicado em 150 dias, com a realização da concessão no começo do ano que vem.

A ideia da parceria é que uma empresa terceirizada faça a gestão e manutenção das vias e suas pontes e viadutos em troca de uma remuneração paga pelo poder público inferior aos cerca de
R$ 40 milhões que a prefeitura já gasta, ao ano, para executar o serviço.

O futuro gestor também poderá explorar receitas acessórias, como publicidade, mas respeitando os parâmetros da Lei Cidade Limpa.

Na chegada da Raposo Tavares à cidade de São Paulo, segundo o secretário de Governo, Rodrigo Garcia, não está descartada a cobrança de pedágios. Há duas semanas, Garcia havia dito ao Estadão que a concessão deve se dar em uma ampliação do Programa Estadual de Parcerias
Público-Privadas.

Entre os investimentos, há previsão de construção de mais uma faixa, local, na Marginal do Pinheiros.

Há uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que o governo do Estado de São Paulo, que é quem construiu as marginais e, formalmente, ainda é o "dono" das vias, oficialize a transferência desses bens à prefeitura, que desde a década de 1980 é quem administra as vias. Para Garcia, "essa parceria resolve essa situação". (EC)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Futebol

Quais são os times que jogarão o Brasileiro 2024?

O Brasileiro vai começar no dia 14 de abril e contará com um jogo inaugural, uma das novidades divulgadas pela CBF

Crime

Três pessoas são presas por maus-tratos em clínica de reabilitação em Vargem Grande Paulista

Uma Kombi lotada de pacientes tentou deixar a clínica para fugir da fiscalização, mas o veículo foi localizado pelos policiais

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software