A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 06 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Sérgio Biagioni Junior

Entenda a relação entre a internet e seu dinheiro

Empresas passaram a ofertar pela internet todos os produtos de sua prateleiras; sim, todos os produtos

Bruno Hoffmann

18/08/2022 às 12:14  atualizado em 19/08/2022 às 12:16

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Compras on-line

Compras on-line | rupixen.com/Unsplash

Caro (a) Leitor (a), é certo que a internet revolucionou nossas vidas significativamente, perceba que nosso jeito de se relacionar com as pessoas nunca mais será como antes. Por exemplo: Até o final dos anos 90, era muito comum as pessoas trocarem cartões postais, com mensagens de “Feliz Natal e Próspero Ano Novo”. Os cartões chegavam pelos correios e ficávamos ansiosos para saber quem era o remetente, para depois coloca-los junto à árvore de natal.

Continua depois da publicidade

Hoje em dia, praticamente não existe mais este “hábito” ou “tradição”, justamente porque a internet, pelos diversos mecanismos de troca de mensagens (e-mail e aplicativos), além de baratear os custos, tornou tudo mais rápido, mais interativo, mais dinâmico...

Acompanhando esta mudança rápida e radical, as empresas enxergaram uma gigantesca oportunidade de aumentar suas vendas, ofertando dentro da casa dos consumidores todos os produtos de sua prateleira. Sim, todos os produtos! Desde geladeiras à colhões, roupas, alimentação, cursos, notícias, abertura de conta em banco, em fim tudo que possa ser comercializado.

Ocorre que, a rotina cada vez mais apertada das pessoas e certamente a chegada da pandemia, contribuíram muito para que esta modalidade de comércio crescesse de forma exponencial, como observamos.

Continua depois da publicidade

Porém, caro (a) leitor (a), certamente, esta facilidade de comprar e receber o que quiser sem sair de casa, sentado no sofá ou em sua cama, tem seu preço! E ele tem se mostrado muito caro aos bolsos das famílias brasileiras.

A junção do crescimento ilimitado da internet com a disponibilização de grande oferta de crédito, em especial da última década, trouxe uma conta pesada aos brasileiros, de modo que em junho deste ano, pesquisa CNC aponta que o endividamento das famílias é de 77,3%.

A dívida de maior representatividade, sem dúvida alguma, é no cartão de crédito, ou seja, o meio de pagamento mais utilizado no consumo via internet. 

Continua depois da publicidade

Portanto, faça de tudo para não se iludir com as magnificas propagandas e anúncios da internet!

Pense muito, faça contas, deixe a decisão para amanhã, identifique se realmente é necessário comprar aquele bem que você esta prestes em apertar o botão “finalizar sua compra”.

Porque depois da decisão tomada, ou seja, depois de apertar o “botãozinho” acima citado, o problema passar a seu e de sua família, afinal, querendo ou não, a conta vai chegar para ser paga.

Continua depois da publicidade

A internet é uma excelente ferramenta para facilitar a vida e as relações entre as pessoas e empresas, mas, cautela, cuidado e canja de galinha não faz mal à ninguém. 

Boa sorte!   

Ficou com alguma dúvida? Me envie um e-mail que eu esclareço. Meu e-mail é: [email protected]

Continua depois da publicidade

Sérgio Biagioni Junior é planejador financeiro pessoal, formado em admistração de empresas, pós graduado em Banking, MBA em Controladoria e Custos e pós graduado na PUC-RS em Planejamento Financeiro e Finanças Comportamentais. Certificado CEA-Anbima.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados