Grande São Paulo
Empresas interessadas em participar do processo apontaram falhas na concorrência
Município tem um fluxo diário de 55 mil passageiros por dia / /Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
A Prefeitura de Embu das Artes adiou para o próximo dia 1º de março a data para o recebimento das propostas das empresas interessadas em assumir o transporte público na cidade. A data estava agendada para ontem, mas segundo a administração a mudança foi feita após um pedido do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE). A cidade tem quase 30 trajetos de ônibus municipais.
A empresa vencedora da licitação em Embu das Artes assumirá o serviço por 20 anos. De acordo com dados da prefeitura, o município tem um fluxo diário de 55 mil passageiros por dia no transporte municipal, chegando a 1,5 milhão por mês.
Segundo o TCE, empresas interessadas em participar do processo apontaram falhas na concorrência. As representações, de acordo com o despacho do TCE, são das empresas Coutinho & Ferreira Ltda. e Terra Auto Viação Transportes Ltda e da pessoa física Josuel da Silva Mascarenhas, que contestam, entre outros pontos, necessidade de maior clareza sobre remuneração, demanda prevista, possível restrição à concorrência e as idades determinadas para a frota.
Ainda segundo a Prefeitura de Embu das Artes, mais de 21 empresas já retiraram o edital para disputar a concessão dos serviços de transporte. O prefeito da cidade, Ney Santos (PRB) disse na última semana que a empresa que vencer terá que investir cerca de R$ 55 milhões no serviço. Além disso, apenas uma empresa ou consórcio vão assumir as linhas, já que a concorrência é para lote único em todo o município.
Ganha a companhia que propuser na licitação o menor valor de tarifa de prestação de serviço. (GSP)
NO CENTRO DE SÃO PAULO
Uma cachorra e três gatas foram encontradas por policiais em meio a fezes e sem alimento, e foram encaminhados para ONGs; suspeita é de mais de uma semana de abandono
ACIDENTE
Momento da colisão foi registrado por pessoas que passavam pelo local