A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 22 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Memórias de Porto Feliz

Esporte Clube Operário Araritaguaba: 106 Anos de Emoções

Clube foi fundado em 08 de outubro de 1916, depois de reuniões envolvendo esportistas ligados, principalmente, à classe operária de Porto Feliz

Maria Eduarda Guimarães

07/10/2022 às 12:02  atualizado em 07/10/2022 às 12:12

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Distintivo do Esporte Clube Operário Araritaguaba

Distintivo do Esporte Clube Operário Araritaguaba | Domínio Público

A foto mostra o belíssimo distintivo do Esporte Clube Operário Araritaguaba – “O Leão da Terra das Monções” – a segunda agremiação mais antiga do nosso futebol.  O Esporte Clube Operário Araritaguaba foi fundado no dia 08 de outubro de 1916, depois de várias reuniões envolvendo esportistas ligados, principalmente, à classe operária do Município de Porto Feliz.

Continua depois da publicidade

A denominação do clube é um resgate do primitivo nome desta cidade, chamada pelos índios Guaianases de Araritaguaba, aludindo o milenar paredão onde as araras bicavam a areia.  É o segundo clube mais antigo de Porto Feliz e, garbosamente, tem o seu nome registrado no seleto rol das agremiações esportivas mais que centenárias do futebol brasileiro.

São 106 (cento e seis) anos gloriosos de garra, luta e tradição! O clube que se tornaria ao longo da sua existência uma das agremiações mais queridas desta cidade, nasceu na região alta de Porto Feliz, nas imediações do atual Bairro do Bambu, onde também surgiu seu primeiro campo de treinamento.

Entre os esportistas que fundaram o tradicional clube preto e branco destacamos Telésforo Leroy, Ataliba Cardoso, Jorge Casseta, José Antônio, Pedro Rodrigues, Pedro Pinto de Azevedo e José Rodrigues de Campos. Telésforo Leroy, patriarca de tradicional família Araritana, foi o primeiro presidente do Esporte Clube Operário Araritaguaba.

Continua depois da publicidade

Desde as primeiras jornadas esportivas disputadas no primitivo estádio inaugurado em uma travessa da atual Avenida Getúlio Vargas, o Esporte Clube Operário Araritaguaba mostrou o espírito aguerrido dos seus jogadores.

Nessas memoráveis pelejas a gloriosa jaqueta alvinegra foi defendida com galhardia por craques inesquecíveis como Fernando e Cesário Leroy, Minguito, José das Neves, Dodô, Tancho, Joel Brienza, Tavico e tantos outros. Mais tarde surgiriam defendendo as cores alvinegras do Araritaguaba, com o mesmo amor e dedicação, jogadores também inesquecíveis como Hermínio Leroy, Calim Sanna, Dedé, Eugênio Tomé e Armando Sanna. Ao longo da sua gloriosa história o Esporte Clube Operário Araritaguaba sempre foi pródigo em formar grandes jogadores, desde suas equipes menores, até o time principal.

Seu atual estádio que se ergue majestoso na Rua João Portela Sobrinho, à sombra dos tradicionais e belos bambuais, foi inaugurado no ano de 1952 e tem a denominação de Estádio Nicolino João Longo. Essa praça esportiva continua sendo palco de memoráveis jornadas futebolísticas e de brilhantes atuações do querido clube alvinegro de Porto Feliz.

Continua depois da publicidade

Esportistas valorosos têm seus nomes ligados eternamente à história do clube. Tentar nominá-los seria praticamente impossível, sem correr o sério risco de esquecer alguns. Sendo assim e para homenagear, indistintamente, a todos que contribuíram e contribuem com o Esporte Clube Operário Araritaguaba, citamos os saudosos Orlando Silvestre - o “Mestre Calango” - e José Oswaldo Ramos, como verdadeiros símbolos de amor e dedicação à causa araritana!

O Esporte Clube Operário Araritaguaba nasceu para sacramentar, no preto e branco do seu vistoso uniforme, a igualdade de raças e de credos religiosos, bem como para congregar todas as classes sociais. Nasceu o glorioso Esporte Clube Operário Araritaguaba para reunir sob sua honrosa bandeira todos os esportistas que saibam cultuar a isonomia social e a imprescindível lealdade nos campos esportivos.

Por tudo isso, vestir a gloriosa camisa do Esporte Clube Operário Araritaguaba, ainda que por uma só vez, é gravar na própria alma a marca indelével de um histórico e verdadeiro manto sagrado. Uma vez araritano, eternamente araritano! Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados