X

BENEFÍCIOS DA RESPIRAÇÃO

Exercício de respiração: Veja como melhorar humor e ansiedade

Pesquisa revela benefícios das técnicas, principalmente da respiração cíclica; entenda

Bruno Hoffmann

Publicado em 07/02/2023 às 12:58

Atualizado em 07/02/2023 às 13:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Técnicas de respiração trazem diversos benefícios / Divulgação

Uma pesquisa publicada pela revista científica Cell Reports Medicine elegeu a respiração cíclica como a técnica diária, de apenas 5 minutos, com os maiores benefícios para melhorar o humor e a ansiedade

Para o levantamento, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, recrutaram 108 participantes, e os dividiram em quatro grupos que foram acompanhados durante um mês. O primeiro praticou o suspiro cíclico, o segundo, a técnica de respiração em caixa, o terceiro, hiperventilação cíclica e os demais realizaram sessões de meditação diária que também duraram 5 minutos por dia.

Todos os grupos indicaram ter sentido os benefícios das técnicas, mas a respiração  cíclica – uma inspiração lenta para inflar os pulmões completamente e, em seguida, expirar o ar o máximo possível – ficou em primeiro lugar na lista.

O pesquisador e médico especialista em Mindfulness e Promoção da Saúde Mental para Adultos e Crianças, e professor Livre-Docente da Escola Paulista de Medicina, da Unifesp, Marcelo Damarzo, destaca que são centenas de técnicas de respiração, muitas delas, inclusive, são chamadas de meditação, que é um termo amplo.

“Técnicas de respiração controlada no dia a dia tem o objetivo de lentificar a respiração, e dessa forma lidar com o estresse da rotina; ou de aumentar a frequência respiratória, para desempenhar melhor uma atividade”, explicou.

Segundo ele, não tem idade certa para começar.

De acordo com o educador e empresário Fernando Gabas, fundador da Academia Soul, empresa especializada em soluções para Educação Socioemocional nas escolas, existe uma explicação lógica e de bom senso para todos esses benefícios.

“Se formos analisar a fisiologia humana, podemos concluir que uma pessoa consegue ficar sem comida por até sete semanas, em média. Sem água, dificilmente sobreviveria mais de sete dias. E sem respirar, no máximo 7 minutos. Isso mostra a importância da respiração para a vida humana. No entanto, a grande maioria das pessoas considera o ato de respirar como algo automático e não presta atenção às inúmeras mudanças fisiológicas que alterações na forma de respirar causam em seu organismo”, disse.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, 18,6 milhões de brasileiros, quase 10% da população, conviviam com o transtorno, o maior número de pessoas com a doença em um país no mundo.

“Tais efeitos podem ter inúmeros benefícios na redução da pressão arterial, podem provocar vasodilatação e aumento de energia disponível no organismo. Técnicas avançadas de respiração podem inclusive induzir a estados alterados de consciência, aumentando o poder da concentração, da presença e ativando áreas distintas e mais nobres de seu cérebro”, completou Gabas

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PRESOS EM FLAGRANTE

Polícia prende dupla que tentava instalar 'chupa cabra' em caixa eletrônico da Grande SP

De acordo com a Polícia Civil, dispositivo estava conectado a uma central interligada ao equipamento

Segurança

Marcha para Jesus: PM de São Paulo reforça segurança

A caminhada terá início na Estação Luz do Metrô, às 10h; Durante o evento, policiais à paisana estarão em meio à multidão

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter