Grande São Paulo
Matheus Herbert
Publicado em 31/01/2019 às 15:54
Atualizado em 31/01/2019 às 17:40
Um idoso da cidade de Santo André, no ABC Paulista aguarda há mais de 100 dias para marcar uma consulta oncológica e agendar um exame específico para confirmar se tem ou não câncer. O caso foi denunciado e divulgado pelo "Bom Dia SP" da Rede Globo.
O aposentado descobriu há três meses, por meio de uma tomografia de abdômen, que pode ter câncer de pâncreas. A confirmação, no entanto, depende de biópsia da região afetada.
A Prefeitura de Santo André informou que o tratamento para câncer no pâncreas é feito na rede estadual de saúde. Por esse motivo, o município informou ter solicitado atendimento à Rede Hebe Camargo de combate ao câncer, onde funciona o sistema oncológico do governo do estado.
A Secretaria da Saúde do estado de São Paulo informou que o paciente foi incluído no sistema da Rede Hebe Camargo em 9 de janeiro e passará por consulta especializada em oncologia clínica em 11 de fevereiro.
Suspeita.
Ainda de acordo com a reportagem da TV Globo, o homem descobriu a suspeita de câncer em 18 de outubro de 2018. Ele foi a um médico no centro hospitalar municipal de Santo André para verificar caroços no pescoço. Os exames foram inconclusivos. Mas ao fazer tomografia no abdômen, apareceu a suspeita do câncer no pâncreas.
O médico falou que ele precisaria procurar um oncologista. Desde então, o aposentado espera a marcação da consulta pelo Sistema Único de Saúde (Sus). (GSP)
Turismo
Ivanio Batista da Silva, também conhecido como Rei Ivanio I e dono do ponto turístico de Cubatão, conta a história do local nas páginas do Wall Street Journal
Brasil
Crise, em plena entressafra, obrigou o Governo Federal a repassar R$ 200 milhões para socorrer os pecuaristas nos últimos meses