Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo | Rovena Rosa - Agência Brasil
Após dois anos da pandemia da COVID19, o ITACI - Instituto de Tratamento do Câncer Infantil, o Metrô de São Paulo, e a ViaQuatro mais a Via Mobilidade voltam com uma programação especial para esse Setembro Dourado, mês de conscientização do câncer infantojuvenil. Algumas estações terão um espaço para o corte de cabelo gratuito. Os fios serão transformados em perucas, um símbolo de esperança e um importante fator de autoestima para os pacientes do ITACI. A ação conta com o apoio da ONG Rapunzel Solidária e de voluntários, entre eles, da Criarte, e acontecerá seguindo os protocolos de segurança. Nessa mesma área, a agência Umbigo do Mundo criou um espaço instagramável, composto por um banner com frases de conscientização e o personagem Nino (mascote do ITACI) - aliás, ele também estará presencialmente no local.
Continua depois da publicidade
Instituto ITACI - II
Quem quiser pode gravar uma mensagem de incentivo e apoio para os pacientes do hospital, postar em suas redes e marcar @instituto_itaci. Este material será reunido e compartilhado com as crianças e jovens em tratamento. Urnas para coletas de cabelo estarão espalhadas pelas estações/linhas participantes da iniciativa e contam com informações sobre a importância do diagnóstico precoce, além de um QR Code, que direciona para um site com mais dados sobre a doença e traz dicas para quem cortar o cabelo e doar posteriormente. Haverá ainda a distribuição de fitinhas coloridas e personalizadas, e os materiais de comunicação convidando a população para entender mais sobre os primeiros sinais da doença estarão disponíveis em folhetos e em equipamentos de sinalização (painéis) nas linhas.
Liberação ao uso das máscaras
Continua depois da publicidade
O Governo do Estado de São Paulo e a prefeitura da capital decidiram derrubar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial contra a Covid-19. A medida começou a valer partir do dia 09 e atende a uma recomendação do parecer do comitê de especialistas que acompanha o tema. A obrigatoriedade da utilização de máscaras permanece nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais. No transporte público, o uso passa a ser opcional, porém ainda recomendado pelo Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo – antigo Comitê Científico. Segundo a nova avaliação feita pelo conselho, formado por especialistas em saúde pública, o atual cenário epidemiológico permite reduzir a restrição. Trata-se de mais uma flexibilização adotada pelos governos, já que a obrigatoriedade de máscaras em locais abertos e fechados já havia caído nos últimos meses. A recomendação para a manutenção do uso de máscaras vale especialmente para os grupos considerados vulneráveis, como idosos a partir dos 60 anos de idade e pessoas imunossuprimidas.
Gazeta SP na Rádio Trianon
De segunda à sexta-feira, das 8h00 as 11h00, pela Rádio Trianon AM 740 e Rádio Universal AM 810 (Santos), o repórter Bruno Hoffmann comenta as notícias que são destaques na Gazeta SP e Diário do Litoral.
Continua depois da publicidade
Contatos para esta coluna [email protected]
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade