A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 08 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Porto Feliz

Legislativo Municipal faz reuniões com secretários

Censo 2022. Em novembro, os vereadores também se reuniram com representante do IBGE

Adriano Capelini

04/12/2021 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Na foto, o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rafael Soares Pinheiro, e o presidente da Câmara de Porto Feliz, Marcelo Pacheco da Cunha (Dr. Marcelo/PP)

Na foto, o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rafael Soares Pinheiro, e o presidente da Câmara de Porto Feliz, Marcelo Pacheco da Cunha (Dr. Marcelo/PP) | /CÂMARA MUNICIPAL

Além das Sessões Ordinárias, durante o mês de novembro os vereadores da Câmara Municipal realizaram diversas reuniões. Uma delas foi com secretária municipal de Saúde, Valdirene Cardoso de Oliveira Prado.

Continua depois da publicidade

Na reunião, a secretária respondeu a diversos questionamentos de interesse público, verificados pelos vereadores junto à população. Entre os pontos discutidos no encontro, a necessidade de aquisição do mamógrafo para a Santa Casa, para que não haja a necessidade de deslocamento a municípios vizinhos para a realização o exame. Outro ponto questionado é a necessidade de contratação de mais médicos para o atendimento nos postos de saúde. Valdirene também foi questionada sobre o não funcionamento do telefone da Secretaria de Saúde. A secretária se prontificou em resolver.

Outra reunião realizada foi com o secretário-chefe de Gabinete, Célio Peixoto dos Santos, e com o secretário de Tecnologia da Informação, Rafael Soares Pinheiro. Célio Peixoto apresentou alguns dos projetos do Executivo para os setores de obras, educação, infraestrutura, saúde, além dos investimentos nas obras hídricas.

No final de novembro representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizaram na Câmara a primeira REPAC - Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo de 2022. Na ocasião, o coordenador de área do Instituto, José de Oliveira Pereira, explicou aos presentes as etapas realizadas até o momento - como a coleta de informações junto aos órgãos municipais sobre os aspectos da cidade, além do planejamento das atividades censitárias desenvolvidas.

Continua depois da publicidade

Ele explicou que, o recenseamento que aconteceria em 2020, foi cancelado em virtude da pandemia do Covid-19. "Está previsto para ser realizado entre os meses de junho a agosto de 2022",
disse.

Um ponto bastante reiterado por José Pereira é a necessidade da colaboração da comunidade na divulgação da realização do Censo, fato esse de suma importância para que a coleta dos dados seja feita com a maior excelência possível.

O Coordenador ponderou que o apoio da Prefeitura, da Segurança pública, e demais órgãos do município, bem como dos líderes e representantes facilitam o acesso aos informantes (munícipes) que, muitas vezes, desconhecem a importância da realização do Censo que, dentre outras coisas, contribui para um cálculo justo do Fundo de Participação dos Municípios. (Adriano Capelini)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados