A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 01 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Espaço do bicho

Luta global contra criação de animais extremamente braquicefálicos

Cães usam parte do nariz para se refrescar, o que não ocorre nos braquicefálicos ocasionando hipertermia

Edgard Brito

09/02/2022 às 13:32  atualizado em 19/04/2022 às 13:39

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Luta global contra criação de animais extremamente braquicefálicos

Luta global contra criação de animais extremamente braquicefálicos | /Divulgação

Braquicefálico significa focinho curto. Raças de cães e gatos braquicefálicos (buldogues franceses, ingleses, pugs, gatos persa e exótico) tornaram-se extremamente braquicefálicos nas últimas décadas.

Continua depois da publicidade

Consequência da reprodução para rosto mais curto é a síndrome das vias aéreas obstrutivas braquicefálicas (BOAS) que gera problemas respiratórios: narinas estreitas, tecido mole excessivo na boca e garganta (palato mole e línguas grandes), traqueias estreitas em comparação a animais normais de tamanho semelhante.

Cães usam parte do nariz para se refrescar, o que não ocorre nos braquicefálicos ocasionando hipertermia. Graves problemas dentários advêm de mandíbulas e dentes deformados. Olhos expostos são propensos a lesões e dobras cutâneas no rosto causando inflamação e infecção.

Estudos sugerem que mais da metade de buldogues e dois terços de pugs têm problemas com respiração, aceitos como normais pelos donos. Ronco é sinal de problema e desconforto respiratório, advindo do colapso durante o exercício físico.

Continua depois da publicidade

Problemas respiratórios em gatos passam despercebidos porque na luta para respirar, se tornam mais sedentários em um esforço para se manterem confortáveis. Gatos não gostam de respirar pela boca e os mais afetados sentem-se angustiantes.

Coelhos braquicefálicos têm problemas dentários que podem ser fatais, pois dentes crescem continuamente ao longo da vida e, como não se encaixam, crescem demais e causam dor, infecções nas gengivas, abscessos e morte.

A veterinária Emma Goodman Milne criou site abordando o tema como ferramenta poderosa na luta anti-braquicefalismo, plataforma online para incentivar veterinários do mundo a se juntarem à luta global contra criação de animais extremamente braquicefálicos: Vets Against Braquicefalismo. A Federation of European Companion Animal Veterinary Associations se juntou à Emma Milne para criar vídeo esclarecedor sobre o tema.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados