Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O radialista Mauro de Nóbrega | Reprodução/Facebook
A foto que ilustra esta matéria mostra o saudoso radialista e jornalista porto-felicense Mauro Nóbrega, que tanto sucesso alcançou no rádio esportivo brasileiro.
Continua depois da publicidade
Mauro Nóbrega nasceu em Porto Feliz no dia 21 de abril de 1943, filho de Lázaro Nóbrega e Ana de Campos Nóbrega. Formado em Química Industrial, trabalhou nas cidades de Salto e Jundiaí, retornando posteriormente a Porto Feliz, onde adquiriu e dirigiu por muitos anos a conceituada “Relojoaria Vicentinho”.
O rádio, todavia, sempre foi a grande paixão de Mauro Nóbrega. Sua vitoriosa carreira na radiodifusão teve início na antiga Rádio Emissora Porto-Felicense, onde deu os seus primeiros passos como comentarista esportivo, nas vibrantes transmissões do Campeonato Amador da Liga Porto-Felicense de Futebol.
Nesse tempo a nossa Liga viveu sua fase áurea sob a direção dos grandes esportistas Ângelo Fustaíno e Mário Camilo de Oliveira. Desde os primeiros momentos em Porto Feliz, até as jornadas nas Rádios Convenção de Itu e Clube de Sorocaba, tive a elevada honra de formar com Mauro Nóbrega, a dupla narrador/comentarista dos grandes espetáculos do nosso futebol, culminando com a histórica transmissão do jogo entre a Associação Atlética Porto-Felicense e o Elnema, da capital paulista, disputado no dia 28 de maio de 1978 no Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo, quando o time canarinho de Porto Feliz conquistou o título de Campeão Brasileiro de Futebol Amador.
Continua depois da publicidade
É essa, sem dúvida, a maior conquista do futebol porto-felicense e foi essa, inegavelmente, a primeira grande emoção do comentarista Mauro Nóbrega ao microfone de uma emissora de rádio.
Vivi ao lado do grande comentarista Mauro Nóbrega, momentos inesquecíveis nas nossas atividades radiofônicas pelos principais estádios brasileiros. Juntos estivemos, muitas vezes, no Estádio Municipal do Pacaembú, no Estádio Palestra Itália, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, no Estádio Urbano Caldeira - Vila Belmiro, no Estádio Oswaldo Teixeira Duarte e tantos outros centros esportivos espalhados pelo país.
Juntos tivemos a honra de transmitir jogos do Campeonato Brasileiro diretamente do Maracanã e do Mineirão, envolvendo grandes astros do nosso futebol.
Continua depois da publicidade
De 1986 até 2002, Mauro Nóbrega integrou a equipe esportiva da Rádio Jovem Pan de São Paulo, simplesmente a maior e mais completa do rádio brasileiro.
Na emissora paulista Mauro Nóbrega conquistou prêmios importantes como reconhecimento pela sua competência profissional e por sua dedicação ao rádio esportivo.
Com o jeito sempre cordial que marcou sua lhaneza de alma, Mauro Nóbrega fez grandes amizades dentro e fora do rádio. Na Jovem Pan o ilustre comentarista esportivo teve, por muitos anos, a companhia do saudoso José Roberto Ercolin, cidadão porto-felicense e simplesmente o maior repórter esportivo do rádio brasileiro, bem como do excelente narrador sorocabano Nilson César, há muito tempo titular de esportes da emissora paulista.
Continua depois da publicidade
Ressalte-se que Nilson César iniciou sua carreira extremamente brilhante, ao nosso lado, na conceituada Equipe 1080 da Rádio Clube de Sorocaba - a notável PRD-7, sob o comando dos saudosos Jurandir Matheus e J. Bonóra.
O renomado cronista esportivo do rádio brasileiro, Milton Neves, quando liderava o plantão de esportes da Rádio Jovem Pan, em um momento de divina inspiração, teve a felicidade de definir o comentarista Mauro Nóbrega em apenas uma frase: “Mauro Nóbrega: O Correto”.
A retidão de caráter, a alegria de viver, o amor ao esporte, a paixão pelo rádio, são algumas das inúmeras virtudes que nortearam a vida do ilustre comentarista esportivo.
Continua depois da publicidade
Mauro Nóbrega faleceu no dia 22 de janeiro de 2022 e seu corpo está sepultado no Cemitério Público Municipal de Porto Feliz. O saudoso comentarista esportivo era casado com a senhora Marlete Rodrigues Maciel. É pai de Ellen e Elke, e avô de Eloísa e Otávio.
Sua vida ilibada como cidadão e como profissional do rádio, são exemplos a serem seguidos por todas as gerações. Receba o nosso abraço muito carinhoso querido amigo Mauro Nóbrega! O rádio esportivo brasileiro o terá eternamente como “O Correto”! Salve Terra das Monções / Tua gente varonil / Honrará tuas tradições / E a grandeza do Brasil!
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade