A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 01 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Em destaque

Nível do Cantareira melhora, mas ainda requer atenção

Janeiro começou com muita chuva em São Paulo, o que melhorou o nível do reservatório

Maria Eduarda Guimarães

21/01/2022 às 14:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Manancial abastece 46% da população da região metropolitana de São Paulo

Manancial abastece 46% da população da região metropolitana de São Paulo | Reprodução/EPTV

Janeiro começou com muita chuva em São Paulo, e os temporais se estenderam ao longo dos primeiros dias do ano. O sistema Cantareira, o maior produtor de águas na região metropolitana, terminou 2021 com 24,9% da capacidade, na chamada fase de restrição, mas tem se recuperado e pode subir para a fase de alerta. Hoje ele está com 30% de armazenamento. A situação traz um pouco mais de conforto, mas, ainda assim, requer atenção, de acordo com especialistas. Segundo o boletim da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) já choveu no sistema neste mês o equivalente a 156,2 milímetros. A média histórica para janeiro é de 263,7 mm.

Continua depois da publicidade

Perda da guarda dos filhos
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta semana que os Ministérios Públicos adotem as "medidas necessárias" para fiscalizar pais que não estejam vacinando seus filhos conta a covid-19. Segundo o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mário Sarrubbo, as punições nestes casos podem chegar até a perda da guarda temporária da criança. Em entrevista à Rádio Eldorado, na manhã desta quinta-feira, 20, Sarrubbo reforçou que os promotores devem ser acionados pelos conselhos tutelares após avisos das escolas sobre eventuais casos de pais resistentes à vacinação.

Lula e Moro sobem o tom
Os pré-candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Sérgio Moro (Podemos) subiram o tom na troca de ataques por meio de declarações e publicações em rede social. Chamado de "canalha" pelo ex-presidente petista, Moro respondeu: "Canalha é quem roubou o povo brasileiro durante anos e usou o dinheiro para financiar ditaduras". A Operação Lava Jato, que levou o petista à prisão, está no centro desse debate, assim como a atuação de Moro como juiz dos processos contra Lula na vara federal de Curitiba, cujas condenações foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal. O ex-presidente Lula concedeu entrevista para 'veículos independentes' nesta quarta-feira e, ao comentar sua condenação, voltou a defender sua inocência. "Eu, graças a Deus, consegui desmontar o canalha que foi o Moro no julgamento dos meus processos, o (Deltan) Dallagnol e as fake news contra mim", afirmou.

Banco de Sangue Paulista
O aumento de novos casos de Covid-19 em todo o País tem afetado de forma direta o número de doadores de sangue e, consequentemente, o estoque de bolsas. Com o objetivo de amenizar esse quadro, o BSP (Banco de Sangue Paulista), unidade Santo Amaro, funcionará no feriado do aniversário de São Paulo (25 de janeiro) e espera a participação dos paulistanos para continuar ajudando quem mais precisa. Para evitar qualquer tipo de aglomeração, é importante que as pessoas realizem agendamento prévio que será feito apenas pelo WhatsApp (11 97187-6737). A unidade segue todos os protocolos sanitários contra a Covid-19, sem qualquer risco ao doador, dentro de um processo muito seguro e tranquilo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados