Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O prédio onde foi fundada a Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz, no dia 12 de julho de 1908 | Foto Adolpho Oscar de Almeida /Arquivo Pessoal de José Augusto Costa e Silva
A foto que ilustra esta postagem mostra o imponente prédio onde foi fundada a Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz, no dia 12 de julho de 1908. Trata-se de um belo exemplar arquitetônico do século dezenove, edificado em taipa de pilão por mão de obra escrava.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Nesse mesmo prédio funcionaram a Loja Maçônica Intelligência e posteriormente a Loja Maçônica Araritaguaba, razão pela qual era conhecido como “Casa da Maçonaria” e foi doado para a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia no dia 14 de julho de 1907, de acordo com os documentos existentes no Cartório de Registro de Imóveis desta Comarca. Consta das anotações oficiais que o Hospital da Santa Casa funcionou nesse casarão até o dia 03 de março de 1940, quando foi transferido para prédio atual.
Consultando os velhos apontamentos sobre fatos importantes ocorridos nesta cidade, nos deparamos com uma notícia publicada pelo antigo jornal local “O Araritaguaba”, dando contas de que no dia 11 de fevereiro de 1908, quando os preparativos para a inauguração do Hospital da Santa Casa estavam bem adiantados, a cidade de Porto Feliz foi assolada por forte temporal tendo sido, inclusive, varrida por um violento ciclone
Continua depois da publicidade
De conformidade com as explicações científicas, os ciclones são centros de baixa pressão atmosférica que provocam movimentação do ar e resultam em grandes tempestades associadas a ventos fortes com poder destrutivo. Por conta desse fenômeno atmosférico ocorreu o desabamento de uma das paredes do velho prédio então destinado à instalação da Santa Casa, causando tristeza e perplexidade para a população.
Esse prédio que bem representa a beleza dos padrões de arquitetura dos velhos tempos, estava situado com frente para a antiga Rua Municipal, hoje Rua Altino Arantes, ao lado da atual Praça Padre João Batista da Silveira, onde se localiza a tradicional Igreja de São Benedito.
Conforme consta da Escritura Pública de Doação, o prédio doado tinha o valor de 350$000 (trezentos e cinquenta mil réis) e, nos termos de uma certidão expedida pela Prefeitura do Município de Porto Feliz, o majestoso prédio que abrigou a Casa da Maçonaria e a Santa Casa de Misericórdia, foi demolido no dia 05 de agosto de 1941, depois de ficar completamente abandonado à ação implacável do tempo a partir do dia 03 de março de 1940.
Continua depois da publicidade
Inegavelmente a demolição do belo prédio no qual foi fundada e funcionou a Santa Casa de Misericórdia de Porto Feliz, no período compreendido entre 12 de julho de 1908 e 03 de março de 1940, foi mais uma grande perda para a arquitetura histórica da nossa cidade. Oh linda Terra de Araritaguaba / Das noites enluaradas / A reviver nas bandeiras / As tuas glórias passadas.
(Foto: Adolpho Oscar de Almeida - Arquivo Pessoal de José Augusto Costa e Silva).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade