Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O Brasil, em relação aos Estados Unidos, está atrasado em mais de 30 anos quando o assunto é planejamento financeiro pessoal e familiar. | Divulgação PSDB
Caro(a) Leitor(a), estamos acostumados a ouvir que planejamento financeiro está muito mais ligado ao dia dia de empresas do que de pessoas físicas.
Continua depois da publicidade
Isto se faz mais visível por meio de planos de negócios e planilhas de fluxos de caixa, onde se apontam as entradas e saídas de recursos, bem como definição de metas de curto, médio e longo prazo, sempre buscando manter as finanças em ordem, além de crescimento financeiro sustentável.
Meu objetivo na coluna desta semana é mostrar que nós, pessoas físicas, bem como nossas famílias, também funcionamos como uma empresa quando o assunto é dinheiro.
Afinal, mensalmente, temos entradas de recursos, pagamentos e despesas, além de nossos objetivos (metas) de curto, médio e longo prazo, buscando crescimento financeiro, que necessitam ser observados e controlados.
Continua depois da publicidade
Ora, então por que mais de 70% dos brasileiros não possuem um planejamento financeiro?
Eu respondo: Porque não nos ensinaram uma matéria chamada educação financeira, ou seja, nunca ninguém, leia-se, nossos governantes, se preocuparam em ensinar conceitos, funcionamento do mercado financeiro e principalmente a importância de poupar e organizar gastos e despesas.
Apenas como informação, o Brasil, em relação aos Estados Unidos, está atrasado em mais de 30 anos quando o assunto é planejamento financeiro pessoal e familiar.
Continua depois da publicidade
Na terra do Tio Sam, a presença de um planejador financeiro familiar é tão clara e necessária quanto à figura de um médico de família.
Portanto, planejar-se financeiramente é fundamental para direcionar e significar suas decisões, permitindo uma visão ampla e antecipada dos movimentos financeiros de sua vida, bem como criar disciplinas necessárias para atingir os objetivos (metas) propostos.
Conseguiu visualizar como o planejamento financeiro está diretamente ligado às finanças pessoais e familiares, não se limitando apenas às empresas?
Continua depois da publicidade
Boa sorte!
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade