Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A s chuvas abaixo da média no Centro-Sul do País durante o verão estão servindo de álibi para a disparada no preço do etanol hidratado. Segundo o Índice de Preços Ticket Log, a alta foi de 36,05% desde 1º de janeiro e de 69,68% em 12 meses. O índice leva em conta os preços praticados em 18 mil postos do Brasil. Lideranças do setor estimam que a estiagem provocará uma quebra de até 75 milhões de toneladas na safra da cana-de-açúcar que está sendo colhida agora. A redução mais significativa na oferta de cana acontecerá em São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Paraná. A expectativa é que sejam colhidas até 590 milhões de toneladas no Centro-Sul do País em 2021.
Continua depois da publicidade
E essa quebra vai impactar também o preço do açúcar e da gasolina, já que 27% desse combustível é composto por etanol anidro. Porém, a princípio não há risco de escassez de combustível porque a maior parte da safra já está contratada pelas distribuidoras para fornecimento até maio/2022.
O etanol hidratado só é viável para o consumidor quando seu preço está abaixo de 70% do valor da gasolina. O problema é que, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, em maio a paridade do etanol sobre a gasolina ficou em 77,33% na média Brasil.
Associação alerta...
Continua depois da publicidade
A Associação Brasileira de Proteína Animal alertou nesta semana para novas altas no preço das carnes. A entidade salientou que o milho e a soja subiram mais de 100% e de 60% em relação a maio de 2020, respectivamente. Segundo a ABPA, "o inevitável repasse ao consumidor já está nos açougues, mas em patamares que ainda não alcançam o aumento nos custos de produção".
...para novas altas...
Em abril, o Governo Federal zerou a tarifa para importação de milho e soja, mas isso não foi suficiente para viabilizar compras a preços viáveis devido ao frete. Mais: os produtores de carnes se queixam que a disponibilidade no mercado internacional é de grãos transgênicos vetados no Brasil.
Continua depois da publicidade
...no preço das carnes
O apagão no fornecimento interno de milho e soja é tão severo que nesta semana um navio descarregou no Porto de Paranaguá 35 mil toneladas de milho vindas da Argentina. O grão abastecerá a indústria do amido. Outras três cargas estão previstas para as próximas semanas. Em tempo: o Brasil é o maior exportador de soja do mundo e mandará para o exterior 35 milhões de toneladas de milho em 2021...
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade