A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 11 Maio 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Espaço do bicho

Pulgas - um sério problema para os gatos

Graves doenças são causadas por infestação de pulgas em felinos; a melhor maneira de evitá-las é a prevenção

Edgard Brito

22/02/2022 às 14:03  atualizado em 19/04/2022 às 13:37

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Gato

Gato | Divulgação

Problemas com pulgas em gatos são muito comuns e trazem riscos para saúde do seu bichano. É preciso atenção para prevenir a infestação de pulgas, tanto quanto para tratar as doenças com rapidez, pois podem levar os felinos ao óbito.

Continua depois da publicidade

Mais do que simples coceira ou incômodo, as pulgas representam sério risco à saúde dos gatos. Alimentam-se de sangue e são muito comuns, causando danos irreversíveis. Conhecido como a “doença da pulga” em gatos, o Micoplasma felino é transmitido pela picada de ectoparasitas, especialmente da pulga infectada, que inserem bactérias através da corrente sanguínea, assim como ocorre na doença do carrapato nos cães.

De acordo com a Comissão de Animais de Companhia (COMAC) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal (Sindan), entre 30% e 40% dos gatos já sofreram problemas causados por pulgas. No caso do Micoplasma felino, os proprietários devem prestar atenção a sintomas como fraqueza, perda de peso extrema, febre e mucosas amarelas.

Além da higiene dos gatos, é preciso promover a limpeza e a higienização do ambiente frequentado por estes, além das roupinhas e caminhas. O uso de produtos antipulgas é fundamental. Produtos à base de fipronil são os mais indicados devido aos princípios ativos seguros e eficazes para prevenção, tratamento e controle de pulgas e carrapatos.

Continua depois da publicidade

Como o gato tem o hábito de se lamber, os produtos usados para esta finalidade exigem muita segurança para impedir intoxicações e efeitos colaterais desastrosos para os felinos. Produto a base de fipronil pode ser usado em filhotes (a partir de 8 semanas de idade) e adultos, auxiliando na prevenção e controle de doenças infectocontagiosas, tratando ectoparasitoses em gatos de todas as raças e portes. Além disso, atua de forma completa nos pets e ambientes, prevenindo o risco de reinfestação.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados