Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Esse tipo de perseguição se tornou crime em abril de 2021 | Pressfoto/Freepik
Mais de 50 mil mulheres foram vítimas de stalking no ano passado. Esse crime ocorre quando uma pessoa persegue a outra e faz ameaças, pode ser pela internet ou pessoalmente. Em 2021, os registros diários totalizaram 115 casos em que as vítimas eram mulheres. Em 2022, foram 155 por dia. De janeiro a dezembro do ano passado, 56 mil mulheres sofreram stalking. São Paulo é o estado com o maior número de casos, mais de 17 mil. Esse tipo de perseguição se tornou crime em abril de 2021. É que antes era considerado como contravenção ou perturbação. A pena prevista vai de seis meses a dois anos de prisão. Se a vítima for mulher, pode chegar a três anos. Nesses casos, a proteção a que a vítima pode recorrer é a medida protetiva. O criminoso fica proibido de fazer tentar qualquer contato com ela: seja por aplicativo de mensagem instantânea, e-mail, telefone e principalmente de forma pessoal.
Continua depois da publicidade
Mapeamento inédito em cemitérios
A Consolare, concessionária que administra os cemitérios da Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana está desenvolvendo, por meio da sua equipe de Gestão Ambiental, um trabalho de mapeamento da fauna e flora presentes nas sete necrópoles. A iniciativa visa à preservação dos recursos naturais e biodiversidade existentes, sendo fundamental para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e para o manejo adequado da vegetação nos ambientes. Resultados preliminares do estudo, relacionados ao levantamento da vegetação, incluem a identificação de cerca de 6.300 árvores, excluindo os bosques presentes nas necrópoles. O cemitério com maior volume é o Vila Formosa, o maior da América Latina. Ocupando a quarta maior área verde municipal de São Paulo, só perdendo para os parques Anhangüera, do Ibirapuera e do Carmo, esta necrópole possui, sozinha, cerca de 2.700 árvores e/ou indivíduos arbóreos, seguido pelo Cemitério Vila Mariana e Consolação, ambos com cerca de 1 mil.
Curso de preparação política
Continua depois da publicidade
O RenovaBR iniciou o curso gratuito de preparação para as próximas eleições municipais, que acontecem em 2024. Participam 107 alunos do estado de São Paulo. Os alunos foram divididos em duas turmas, com carga horária de 150 horas. O curso irá trabalhar temas como ética e integridade política, políticas públicas, negociação e diálogo, papel de vereador e prefeito, finanças públicas, comunicação de campanha política, planejamento e estratégia, engajamento, gestão de crise, entre outros pontos. Para participar da qualificação, os escolhidos passaram por um processo seletivo que reuniu mais de 20 mil interessados em todo o Brasil. Neste ano, pela primeira vez, o RenovaBR está aceitando políticos que já exerceram mandato ou estão em primeiro mandato.
Gazeta SP na Rádio Trianon
De segunda à sexta-feira, das 8h00 as 11h00, pela Rádio Trianon AM 740 e Rádio Universal AM 810 (Santos), o repórter Bruno Hoffmann comenta as notícias que são destaques na Gazeta SP e Diário do Litoral.
Continua depois da publicidade
Contatos para esta coluna
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade