A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 09 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Litoral Norte

Ubatuba confirma primeiro caso de sarampo na cidade

Matheus Herbert

06/09/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O município de Ubatuba já apresenta um caso confirmado de sarampo, conforme boletim divulgado na tarde de terça-feira, pela Vigilância em Saúde da Prefeitura de Ubatuba. Trata-se de um garoto de 8 anos, morador da região central. Segundo a Administração, o menino passa bem. Há ainda outros 20 casos suspeitos, aguardando resultado de exame. Desse total, a maior parte - 14 casos - é de crianças e adolescentes entre 6 meses e 19 anos de idade.

Continua depois da publicidade

A prefeitura informa que os casos suspeitos devem ser comunicados imediatamente à Vigilância Epidemiológica pelo telefone (12) 3832-1548 ou pelo e-mail [email protected] para que o órgão consiga atuar rapidamente na contenção de novos casos. Além disso, é necessário manter a criança ou adulto em isolamento (dentro de casa) até receber o contato e outras orientações da vigilância.

Doença.

A doença viral aguda é altamente contagiosa e sua transmissão é direta, de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar e que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados como, por exemplo, escolas, creches, clínicas, meios de transporte.

Continua depois da publicidade

Pode estar com a doença qualquer indivíduo, adulto ou criança, que apresente febre e exantema (manchas na pele) acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza (nariz escorrendo), conjuntivite, independente de situação vacinal. Os sintomas aparecem em média de 10 a 12 dias a partir da data da exposição. As pessoas infectadas são geralmente contagiosas cerca de 5 dias antes do aparecimento da erupção cutânea até 5 dias depois. (GSP)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados