Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Pacientes são remanejados de UBS com risco de explosão em Sorocaba | Arquivo Pessoal
Na manhã desta segunda-feira, a Defesa Civil interditou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Rodrigo e a CEI 117, em Sorocaba. O fechamento aconteceu após uma denúncia de risco de explosão.
Continua depois da publicidade
Os prédios foram construídos em uma área onde funcionava um antigo lixão clandestino. Depois de pronto, em 2013, a prefeitura descobriu que embaixo da terra havia gás metano acumulado e risco de explosão. Desde então, obras para a retirada do gás foram feitas no local e a unidade só foi inaugurada em dezembro de 2016.
Segundo a prefeitura, foi feita uma inspeção de segurança na semana passada que apontou que uma área do prédio que não estava sendo utilizada está comprometida devido aos equipamentos que fazem parte do sistema de captação de gases instalado no terreno. Servidores procuraram o poder público na quinta-feira (7) relatando a situação.
Leia mais:
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com o poder público, não existe um contrato com empresa que faz a manutenção do sistema, que apresenta entupimento em alguns pontos da rede.
As consultas médicas e os exames realizados que seriam na UBS Jardim Rodrigo foram remanejados para a UBS Lopes de Oliveira, na Vila Helena, Zona Norte.
Ainda de acordo com a prefeitura, o CAPS AD "Saca só", que fica na UBS Lopes de Oliveira, será transferido provisoriamente para a UBS São Guilherme.
Continua depois da publicidade
Sobre as instalações interditadas no Jardim Rodrigo, a prefeitura informou que trabalha para realizar o reparo do Sistema de Captação de Gases para drenagem do gás metano existente no local, além de novas vistoriais e estudos sobre as condições das instalações, na tentativa de preservá-las.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade