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Viaduto reabre e Marginal fica livre

NO 1º DIA ÚTIL. Prefeitura reabriu viaduto da Marginal do Pinheiros no sábado, após 4 meses de interdição, e trânsito reage bem

Bruno Hoffmann

Publicado em 19/03/2019 às 01:00

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A obra de recuperação custará ao todo R$ 26,5 milhões, incluindo reformas que ainda serão feitas / / Ronaldo Silva/Futura Press/Folhapress

No primeiro dia útil após a reabertura do viaduto da Marginal do Pinheiros, o trânsito da pista local da via fluiu bem mais fácil do que nos último quatro meses. A estrutura estava interditada desde 15 de novembro de 2018, após o viaduto ceder cerca de dois metros, e foi reaberto neste sábado (16) pela Prefeitura de São Paulo.

Às 7h desta segunda, a pista local da Marginal do Pinheiros, em frente ao Parque Villa-Lobos, na zona oeste de São Paulo, estava fluindo com tranquilidade, sem pontos próximos de congestionamento. Nos últimos meses, esse era um dos pontos principais de trânsito pesado na Marginal, tanto de manhã quanto no horário de pico da tarde.

O anúncio da liberação da pista expressa que dá acesso ao viaduto foi feito pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), que acompanhou os últimos testes de carga, realizados na manhã de sábado (16). Inicialmente, o acesso ao viaduto seria liberado somente para veículos leves. Mas a equipe de engenheiros avaliou que poderia reabrir também para carros pesados.

"Os resultados dos testes estão dando de acordo com os modelos matemáticos elaborados, o que nos permite anunciar que não vamos mais liberar na segunda-feira, vamos liberar no dia de hoje, e não apenas para carro, mas também já para caminhão", disse Covas.

O carro oficial de Covas foi o primeiro a acessar o viaduto, seguido de veículos da Polícia Militar e da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET). Após a carreata oficial, os primeiros carros e caminhões a subir comemoraram com buzinas e gritos de "até que enfim!".

Na fila que se formou minutos antes da liberação, o motorista de aplicativo Armando da Costa, de 43 anos, estava na primeira posição. "Estou tranquilo, sem medo. Tem que confiar, né?",
afirmou.

Os trabalhos no viaduto ainda não foram totalmente concluídos. A gestão municipal prevê anunciar o vencedor da licitação das obras de requalificação no dia 12 de abril para dar início à próxima fase. Segundo Covas, as obras poderão ser feitas enquanto a via é utilizada.

Ao todo, a obra custará R$ 26,5 milhões, incluindo as reformas de manutenção que ainda serão feitas. "Menos de 40% do que seria os R$ 70 milhões, caso a gente tivesse que demolir e construir um novo viaduto".

TESTES.

Dois tipos de testes foram feitos para avaliar a estrutura. No teste estático, 45 caminhões, de 28 toneladas cada, ficaram parados sobre o viaduto. O teste dinâmico foi feito com uma carreta de 60 toneladas que se deslocou em três velocidades constantes. Foram instalados 49 sensores ao longo da pista e nos pilares do viaduto, que, por sinal elétrico, foram colocados para captar movimentação da ponte fora do padrão.

A velocidade máxima permitida na via expressa da Marginal é de 90 quilômetros por hora, que passou a valer desde sábado. Na sexta-feira, segundo Covas, os radares ainda não estariam funcionando. Com o viaduto liberado, o rodízio, que havia sido suspenso no trecho da Marginal, volta a vigorar a partir de 25 de março para todos os veículos.

Os trens da Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começaram a circular em velocidade normal desde o dia 12 de março. (EC e GSP)

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