últimas notícias
Estrada do M'Boi Mirim, que corta boa parte da zona sul de São Paulo
Estrada do M'Boi Mirim, que corta boa parte da zona sul de São Paulo
Foto: Reprodução/TV Globo

Obras na Estrada do M'Boi não têm data para começar; veja projeto

Projeto será dividido em 3 etapas; a 1ª está prevista para ser realizada entre terminal Jardim Ângela e avenida dos Funcionários Públicos

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) anunciou manter o projeto de duplicação e modernização da estrada do M’Boi Mirim, via que atravessa boa parte da zona sul da Capital. O convênio para a realização da obra havia sido assinado em janeiro de 2020 entre o Governo e a Prefeitura de São Paulo, e em setembro o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) tinha suspendido a concorrência de um trecho, para ter mais esclarecimentos. O investimento total dos trabalhos, que não tem data ainda de início, está previsto em R$ 446,8 milhões.

Após contato da Gazeta, o DER, órgão do Governo de São Paulo, informou que o projeto pretende modernizar e ampliar a capacidade de tráfego da estrada do M’Boi Mirim. “A obra consiste em recuperação da pista, implantação de baias para parada de ônibus, lombofaixas para pedestres e restauração do sistema de sinalização e segurança”, explica o departamento, em nota.

Leia mais:

Ainda de acordo com o DER, os trabalhos serão divididos em três etapas. Na primeira, as intervenções na pista serão realizadas entre o terminal Jardim Ângela e avenida dos Funcionários Públicos, totalizando 5,1 quilômetros.

O trecho dois, por sua vez, abrange 1,2 quilômetro da avenida dos Funcionários Públicos até a divisa entre a Capital e Itapecerica da Serra. Já o trecho três incorpora 2,19 quilômetros da rodovia SP-214 (do km 31,01 ao 33,20), em Itapecerica da Serra. “Trata-se de um trecho estadual, beneficiando a população que sai da capital que chega à cidade de São Paulo pela SP-214”, explica a DER.

Em relação à licitação suspensa pelo TCM, o departamento informa ter respondido a todos os questionamentos do Tribunal de Contas do Estado de SP quanto ao edital “e aguarda agora parecer do órgão para andamento do certame”. A previsão inicial era de término das obras em 2022.

Uma das principais e mais longas avenidas de São Paulo, a estrada do M’Boi é umas das antigas rodovias estaduais que se estendem pela zona urbana da capital. Essencial para o transporte e logística da zona sul, a via tem volume diário médio de quase 10,8 mil veículos – considerado altíssimo – e liga o bairro de mesmo nome às regiões mais centrais da cidade. A duplicação é uma antiga reivindicação dos moradores da região.

Comentários

Tops da Gazeta