últimas notícias

Em destaque

Aumenta o nº de dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos de dengue no País aumentou, até o início deste mês, sete vezes em relação ao mesmo período do ano passado. O País já contabiliza um total 1.439.471 casos de dengue - trata-se de um salto de quase 600% no número de pessoas contaminadas pelo vírus. Esse crescimento no número de casos de dengue se deve a uma série de fatores que contribuem para a proliferação da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que é a agente transmissora da doença. Além do clima tropical e da adaptação do mosquito a regiões urbanas, pesa também a falta de estratégias públicas de combate e prevenção, impedindo a efetiva eliminação do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças virais. No último dia 12, o Ministério da Saúde anunciou, com dois meses de antecipação, o início de sua campanha informativa de combate ao Aedes aegypti. É fundamental que essa ação ocorra antes do mês de novembro, quando o calor e a chuva propiciam um ambiente favorável a reprodução do mosquito da dengue.

Câncer de mama. Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelou que o Brasil somará cerca de 60 mil novos casos de câncer de mama em 2019, número que corresponde a 28% de todos os diagnósticos da doença registrados no País. Esses dados mostram que esse tipo de tumor é o mais incidente entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma. De acordo com o Globocan 2018, um estudo da Agência Internacional para a pesquisa do Câncer, no mundo, o câncer de mama afeta 2,1 milhões de pessoas por ano e é o quinto tipo que mais mata.

Débitos de IPVA. A Secretaria da Fazenda e Planejamento do estado de São Paulo notificou proprietários de 488.211 veículos que apresentam débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Os débitos são referentes ao exercício de 2019 de veículos com finais de placa 5 e 6 e também de remanescentes dos exercícios de 2014 a 2018. A Fazenda enviará ao domicílio tributário de cada proprietário um comunicado de lançamento de débitos de IPVA. O aviso traz a identificação do veículo, os valores do imposto, da multa incidente (20% do valor devido) e dos juros por mora, além de orientações para pagamento ou apresentação de defesa. O lote de notificações reúne 499.070 débitos (cada veículo pode ter débito em mais de um exercício) que totalizam R$ 553.536.136,37.

Comentários

Tops da Gazeta