últimas notícias

Em destaque

Libras. A deputada Leticia Aguiar (PSL) apresentou um projeto de lei que institui, no âmbito estadual, a obrigatoriedade do ensino de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, na formação inicial e continuada do magistério. O PL recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo. Antes de ir à votação no Plenário da Assembleia Legislativa, a propositura ainda será analisada pelas Comissões Permanentes de Educação e Cultura; e Finanças, Orçamento e
Planejamento.

Extrema pobreza. Mais de 13 milhões de pessoas foram identificadas em condições de extrema pobreza no Brasil, em 2018. É o que aponta um levantamento realizado pelo IBGE. Segundo a publicação, de 2012 para 2018, o percentual subiu de 5,8% da população para 6,5%, um recorde em sete anos. As informações foram apresentadas na Síntese de Indicadores Sociais (SIS). O número total é de 13,5 milhões de pessoas com uma renda mensal per capita menor que R$ 145, ou US$ 1,9 por dia. O critério estabelecido para a classificação de extrema pobreza foi criado pelo Banco Mundial.

Mortes por sarampo. O Estado de São Paulo registrou nesta semana mais uma morte por sarampo. Dessa forma, o total de vítimas chega a 14, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. A vítima dessa semana é uma menina, de 1 ano e 10 meses. A bebê morava em Limeira, no interior paulista. Até o momento, há 8.516 casos confirmados laboratorialmente. Considerando que o vírus já circula em todo o território paulista, conforme prevê no Guia de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, o Estado também confirma casos com base no critério clínico-epidemiológico (com base em sintomas e avaliação médica), englobando outros 2.579 casos - cerca de 56,2% do total de casos se concentram na Capital.

Maus-tratos contra animais. Uma pesquisa feita com 2 mil internautas brasileiros aponta que 92% já presenciaram maus-tratos contra animais e que somente 17% denunciaram as práticas. A Organização Mundial da Saúde estima que existam mais de 30 milhões de cães e gatos no Brasil. Os dados também mostraram que 82% dos entrevistados afirmaram estar engajados com a causa animal e que, além disso, 67% dos internautas pesquisados afirmam já ter presenciado animais abandonados em suas cidades. Por outro lado, apenas 32% afirmaram já ter feito o resgate de animais e somente 30% adquiriram seus pets em eventos de adoção, apesar de 44% das pessoas argumentarem que a melhor forma de ter seu primeiro pet seria adotando.

Comentários

Tops da Gazeta