Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Criminosos também mudam a URL dos sites para ficarem o mais semelhante possível com original | Reprodução/Band News
O golpe de clonagem de site é um dos mais praticados no mundo virtual e voltou a fazer vítimas. O mercado de leilões tem enfrentado problemas por este tipo de golpe.
Continua depois da publicidade
Um ouvinte da BandNews FM foi uma das vítimas e teve um prejuízo de R$ 34 mil há cinco meses ao tentar comprar um carro após ver uma propaganda no Instagram.
O homem pesquisou a reputação da empresa, Sumaré Leilões, antes da compra, o que não foi o suficiente, já que, nesse golpe, os criminosos simularamm o site com o nome da empresa. O layout da página também é extremamente parecido com o original.
A vítima chegou a falar por telefone com os golpistas, no número disponibilizado na página, logo depois da compra, em janeiro deste ano.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente da Associação da Leiloaria Oficial do Brasil, Vicente Paulo Albuquerque, esse tipo de golpe é o mais comum nesse ramo.
Os golpistas também mudam a URL dos sites para ficarem o mais semelhante possível com original. Assim, ao invés de Anderson dar os lances pelo site sumareleiloes.com.br, ele usou o site sumare-leilao.com, que continua no ar.
Com o aumento dos golpes, a Associação da Leiloaria Oficial do Brasil criou o site leilaoseguro.org.br, onde é possível ter acesso a uma lista de sites com reclamações e a verificação dos links confiáveis para transações seguras.
Continua depois da publicidade
Mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas no Brasil podem se tornar vítimas de um novo tipo de golpe no aplicativo “Meu INSS”.
A fraude ocorre quando golpistas entram em contato com a vítima, solicitando informações pessoais sob o pretexto de “liberação de valores”, “confirmação de dados” ou “reembolso de taxas”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade