A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 27 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Polícia

Incêndio em trem de Cubatão foi criminoso, diz empresa

Locomotiva sofreu ato de vandalismo no percurso entre São Vicente e Cubatão

Thacio Mello

27/11/2025 às 11:30  atualizado em 27/11/2025 às 12:11

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Composição avançava pela Vila Esperança quando os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros

Composição avançava pela Vila Esperança quando os moradores acionaram o Corpo de Bombeiros | Reprodução/Instagram

O trem carregado de celulose que pegou fogo em movimento, em Cubatão, no litoral paulista, noite desta quarta-feira (26/11) foi alvo de ato criminoso, segundo a Rumo, responsável pela via. A empresa afirma que os vagões foram vandalizados, em nota publicada nesta quinta-feira (27/11).

Continua depois da publicidade

Ao todo, 12 vagões foram afetados enquanto a composição avançava pelos trilhos na região da Vila Esperança, entre São Vicente e Cubatão, na Baixada Santista. Confira o vídeo:

Na nota enviada a Gazeta, a empresa diz que a ocorrência criminosa, registrada na Baixada Santista, evidencia o cenário crítico de insegurança pública no trecho entre São Vicente e Cubatão.

Incêndio no trem em movimento

Conforme o Corpo de Bombeiros, quando as equipes chegaram ao local, o trem ainda estava em deslocamento, o que exigiu uma operação técnica e estratégica. Somente após a parada completa da composição, foi possível iniciar o combate direto às chamas.

Continua depois da publicidade

Embora o incêndio tenha sido controlado, o tráfego ferroviário na região pode sofrer alterações ao longo desta quinta-feira (27/11), já que parte da linha permanece ocupada pela operação de rescaldo e remoção da carga.

Declaração da Rumo

A empresa informou que registrou boletim de ocorrência e atua prontamente para isolar a área. O intuito do isolamento é a segurança da via, minimizando impactos às comunidades próximas à linha férrea.

Na nota, a empresa informa que solicitou apoio aos órgãos de segurança pública em ações preventivas e repressivas, para coibir crimes e responsabilizar os autores. Confira a nota na íntegra no final da matéria.

Continua depois da publicidade

Gazeta, entrou em contata com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e aguarda posicionamento sobre o ato.

Confira a nota da empresa na íntegra

"A concessionária informa que foi vítima de um incêndio criminoso na noite desta quarta-feira (26/11), por volta das 23h, quando 12 vagões carregados de celulose foram incendiados em um ato de vandalismo. Não houve feridos. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar foram imediatamente acionados, e a composição foi parada em local seguro para atuação das equipes, que controlaram o fogo rapidamente.

As ocorrências criminosas registradas na Baixada Santista evidenciam o cenário crítico de insegurança pública no trecho entre São Vicente e Cubatão. Em todas as situações, a concessionária registra boletim de ocorrência e atua prontamente para isolar a área e garantir a segurança da via, minimizando impactos às comunidades próximas à linha férrea.

Para reduzir eventuais transtornos e prezar pelo bem-estar da população local, as comunidades próximas à ferrovia podem contribuir com informações sobre os ataques por meio dos canais oficiais do Estado (190 e 181) e dos canais da concessionária (0800 701 2255), todos com possibilidade de denúncia anônima.

A empresa segue colaborando e solicitando apoio aos órgãos de segurança pública em ações preventivas e repressivas, com o objetivo de coibir crimes e responsabilizar os autores. A concessionária reitera seu compromisso com a segurança e continuará colaborando integralmente com as autoridades nas investigações dos atos de vandalismo." Disse a empresa em nota.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados