A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 19 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Polícia

Maior ladrão de mansões do Brasil é preso em São Paulo

Conhecido como 'minotauro', ele é suspeito de chefiar uma quadrilha que teria invadido pelo menos 30 residências de luxo

Monise Souza

19/09/2025 às 15:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Minotauro estava foragido por roubo, formação de quadrilha, porte ilegal de armas e outros crimes

Minotauro estava foragido por roubo, formação de quadrilha, porte ilegal de armas e outros crimes | Divulgação/SSP

Diego Fernandes de Souza, de 41 anos, conhecido como Minotauro, apontado pela polícia como o maior ladrão de mansões do Brasil, foi preso por agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil nesta sexta-feira (19/9).

Continua depois da publicidade

O criminoso, que era procurado pela Justiça e atuava como líder de uma quadrilha especializada nesse tipo de crime, foi localizado em um imóvel na região de Paraisópolis, na zona sul de capital paulista. 

“Estamos avançando na captura de lideranças criminosas e combatendo diretamente a raiz do problema. Isso vai refletir, na ponta linha, nos índices criminais no estado de São Paulo”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Conhecido como “minotauro”, ele é suspeito de chefiar uma quadrilha que teria invadido pelo menos 30 residências de luxo nos últimos dois anos, em bairros nobres de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Ele estava foragido por roubo, formação de quadrilha, porte ilegal de armas e outros crimes. O nome dele consta em pelo menos 14 inquéritos instaurados pelas autoridades policiais desde 2016.

Apesar de ser procurado pela polícia, ele aparecia em vídeos obtidos pela investigação em festas e momentos de lazer, frequentando bailes e piscinas. A suspeita é de que ele mantenha um estilo de vida confortável graças aos roubos milionários comandados pela quadrilha.

No início de agosto, a Polícia Civil também prendeu quase 30 integrantes de organizações criminosas envolvidos em invasões e roubos a residências e condomínios de luxo em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Apreensão

O trabalho de inteligência foi realizado pela 4ª Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat), do Deic, chegou ao endereço onde o foragido estava se escondendo. 

“Ele sabia que a polícia estava atrás, então não saía muito, mas coordenava ações criminosas e ajudava quando o imóvel alvo ficava localizado perto de onde ele estava”, explicou o delegado Fábio Sandrin, responsável pelas investigações. A polícia apura se o criminoso tem envolvimento em pelo menos outros oito crimes cometidos em São Paulo. 

O delegado da 4ª Disccpat ainda revelou que criminosos que atuavam com Minotauro foram presos em outras operações da Polícia Civil, resultando na “desconfiguração da quadrilha”. “Além desses presos por roubo a residências, agora detemos o líder do esquema, então com certeza esse crime vai perder a força”, disse o delegado.

Continua depois da publicidade

Ação em quadrilha

De acordo com a investigação, a quadrilha liderada por Minotauro costuma agir sempre nas primeiras horas da manhã. Os criminosos andam encapuzados, armados com fuzis e usando luvas. Eles acessam as residências por terrenos baldios ou obras vizinhas. 

Dentro das casas, as vítimas são rendidas, amarradas e, em alguns casos, agredidas, sem distinção de idade ou condição. Idosos e crianças já foram submetidos à violência durante as invasões. Os criminosos fogem carregando joias, relógios de luxo, dinheiro e pedras preciosas.

Em 27 de agosto, criminosos ligados ao grupo invadiram a mansão de um parente do deputado estadual Eduardo Suplicy, no Morumbi, zona sul de São Paulo.

Continua depois da publicidade

A ação resultou em tiroteio com a Polícia Militar, registrado por um motociclista que passava pela avenida Hebe Camargo, próxima à comunidade de Paraisópolis.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados