A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 23 Setembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Polícia

Megaoperação em SP prende dirigente de escola de samba ligado ao tráfico

São cumpridos 22 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão em vários estados

Hebert Dabanovich

23/09/2025 às 10:55  atualizado em 23/09/2025 às 11:04

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
No estado de São Paulo, 11 ordens de busca foram executadas na capital, além de cidades como Guarujá, Leme, Sorocaba, Embu das Artes, Praia Grande e Caieiras

No estado de São Paulo, 11 ordens de busca foram executadas na capital, além de cidades como Guarujá, Leme, Sorocaba, Embu das Artes, Praia Grande e Caieiras | Divulgação/SSP

Alexandre Constantino Furtado, presidente da escola de samba Império de Casa Verde e vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, foi preso nesta terça-feira (23/9) em São Paulo durante uma operação contra uma organização criminosa ligada ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro.

Continua depois da publicidade

A ação, coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-SP), cumpre 22 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

A operação também prevê o sequestro e a indisponibilidade de bens, direitos e valores até o valor de R\$ 291,5 milhões.

Furtado é indicado pela polícia como integrante da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). Dois mandados de busca também foram cumpridos dentro da sede da escola de samba.

Continua depois da publicidade

Presidente da Escola de Samba Império de Casa VerdeSegundo a polícia, Furtado é membro do PCC - Reprodução/Facebook

No estado de São Paulo, 11 mandados de busca foram cumpridos na capital paulista, além de outras cidades, como Guarujá, Leme, Sorocaba, Embu das Artes, Praia Grande e Caieiras.

As investigações começaram em fevereiro de 2021, após a apreensão de 458 quilos de cocaína no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA). A droga estava escondida em uma carga de quartzo e tinha como destino o Porto de Rotterdam, na Holanda.

Segundo a polícia, a partir desse episódio, foi possível identificar os membros da organização e a estrutura criada para enviar a cocaína à Europa.

Continua depois da publicidade

O esquema de lavagem de dinheiro envolvia empresas de fachada e investimentos em negócios formais, como restaurantes.

Para cumprir as ordens judiciais, a Polícia Militar mobilizou 68 policiais do Comando de Policiamento de Choque, incluindo integrantes do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Comando de Operações Especiais (COE).

A Ficco é uma estrutura de cooperação criada pelo Ministério da Justiça. Ela reúne a Polícia Federal, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, a Secretaria de Administração Penitenciária, a Secretaria Nacional de Políticas Penais, com o apoio da Receita Federal.

Continua depois da publicidade

Outra operação

Na última semana, a Polícia Federal (PF), prendeu oito pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa especializada em ataques cibernéticos contra o sistema financeiro nacional.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados